A gigante automotiva Toyota planeja, neste ano, introduzir em eventos de corrida de resistência (endurance race) um carro em desenvolvimento que usa hidrogênio líquido, como parte de esforços para tornar comercialmente viáveis veículos movidos pelo combustível ecologicamente correto.
Enquanto principais montadoras estejam focando em veículos elétricos para alcançar metas de carbono neutro, a Toyota também investiu em desenvolver uma variedade de tecnologias, incluindo automóveis movidos a hidrogênio, os quais produzem nenhum dióxido de carbono quando estão operando.
Para montadoras, a pressão é fornecer substitutos sustentáveis a veículos movidos a gasolina, os quais o governo japonês visa eliminar das vendas de carros novos até 2035 como parte de seus esforços para uma sociedade carbono neutra até 2050.
Ao sujeitar o carro movido a hidrogênio líquido a corridas de resistência, a Toyota tem a intenção de melhorar a funcionalidade da tecnologia nascente e endereçar alguns de seus desafios, incluindo como manter o hidrogênio líquido a 235 graus Celsius negativos.
O uso de hidrogênio na forma líquida ao invés de seu estado gasoso dobraria a quilometragem de um carro e permitiria a instalação de estações de abastecimento menores.
Fonte: Japan Today