Imagem ilustrativa de pessoa lavando as mãos com sabonete (Flickr)
No final do ano passado o governo informou que o começo da epidemia da influenza no país. Diversas províncias estão amargando dupla epidemia, considerando a do coronavírus, sendo que algumas províncias estão com índices muito elevados.
Publicidade
- Okinawa: 9,89
- Toyama: 5,96
- Fukuoka: 4,19
- Osaka: 3,73
- Kanagawa: 3,7
Esse índice mostra o número médio de pacientes por clínica ou hospital de cada província, sendo que se considera epidemia quando ultrapassa 1 por instituição médica, em média 5 mil instituições no Japão. Portanto, essas 5 províncias sinalizam elevada preocupação em relação à influenza. Das 47 províncias, 30 já estão com índices superiores a 1.
Como acontece o contágio da influenza
- Infecção por gotículas → espirros e tosse com gotículas de uma pessoa infectada
- Infecção por contato → mão a mão, com saliva ou corrimento nasal de uma pessoa infectada
No entanto, o vírus da influenza não infecta as pessoas apenas pelo contato em suas mãos. A infecção acontece quando a pessoa toca as membranas mucosas da boca, nariz ou olhos com a mão cheia de vírus.
Em relação às gotículas, evitar multidões é o básico da prevenção de infecções, mas é impossível não sair de casa. O vírus pode estar em diversos locais, por isso, é importante usar a máscara e principalmente lavar bem as mãos, no trabalho, na escola e em casa.
Tem jeito certo para lavar as mãos?
Pôster do MHLW
Segundo informações da página do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão (MHLW), há diversas situações em relação às mãos. Veja quais são para ter consciência de lavá-las e como fazê-lo.
- Sem lavar as mãos, o número do vírus da influenza passa de 1 milhão de unidades
- Se lavar as mãos só com água corrente por 15 segundos, ainda ficam cerca de 10 mil vírus
- Se usar o sabonete e esfregar suavemente as mãos por 10 a 30 segundos e depois enxaguar em água corrente por 15 segundos, ainda restam cerca de 100 unidades de vírus
- Se usar o sabonete nas duas mãos, esfregá-las suavemente por 10 segundos e enxaguar em água corrente por 15 segundos, repetindo mais uma vez todo o processo (portanto, 2 vezes), restarão apenas algumas unidades do vírus
A conclusão é que o uso do sabonete é importante para lavar as mãos. Só a água não remove os vírus das mãos. Melhor ainda quando lava duas vezes as mãos. Vale a pena ensinar isso para os idosos e para as crianças pequenas.
Dessa forma, evita-se o contágio da influenza como também do coronavírus.
Fontes: TYS e MHLW