Como lavar as mãos para remover mais de 1 milhão de vírus da influenza

Sabia que nas palmas das mãos, sob as unhas e nos dedos pode ter mais de 1 milhão de unidades do vírus da influenza e do coronavírus?

Imagem ilustrativa de pessoa lavando as mãos com sabonete (Flickr)

No final do ano passado o governo informou que o começo da epidemia da influenza no país. Diversas províncias estão amargando dupla epidemia, considerando a do coronavírus, sendo que algumas províncias estão com índices muito elevados.

Publicidade
  1. Okinawa: 9,89
  2. Toyama: 5,96
  3. Fukuoka: 4,19
  4. Osaka: 3,73
  5. Kanagawa: 3,7

Esse índice mostra o número médio de pacientes por clínica ou hospital de cada província, sendo que se considera epidemia quando ultrapassa 1 por instituição médica, em média 5 mil instituições no Japão. Portanto, essas 5 províncias sinalizam elevada preocupação em relação à influenza. Das 47 províncias, 30 já estão com índices superiores a 1.

Como acontece o contágio da influenza

  1. Infecção por gotículas → espirros e tosse com gotículas de uma pessoa infectada
  2. Infecção por contato → mão a mão, com saliva ou corrimento nasal de uma pessoa infectada

No entanto, o vírus da influenza não infecta as pessoas apenas pelo contato em suas mãos. A infecção acontece quando a pessoa toca as membranas mucosas da boca, nariz ou olhos com a mão cheia de vírus.

Em relação às gotículas, evitar multidões é o básico da prevenção de infecções, mas é impossível não sair de casa. O vírus pode estar em diversos locais, por isso, é importante usar a máscara e principalmente lavar bem as mãos, no trabalho, na escola e em casa.  

Tem jeito certo para lavar as mãos?

Pôster do MHLW

Segundo informações da página do Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão (MHLW), há diversas situações em relação às mãos. Veja quais são para ter consciência de lavá-las e como fazê-lo.

  • Sem lavar as mãos, o número do vírus da influenza passa de 1 milhão de unidades 
  • Se lavar as mãos só com água corrente por 15 segundos, ainda ficam cerca de 10 mil vírus
  • Se usar o sabonete e esfregar suavemente as mãos por 10 a 30 segundos e depois enxaguar em água corrente por 15 segundos, ainda restam cerca de 100 unidades de vírus
  • Se usar o sabonete nas duas mãos, esfregá-las suavemente por 10 segundos e enxaguar em água corrente por 15 segundos, repetindo mais uma vez todo o processo (portanto, 2 vezes), restarão apenas algumas unidades do vírus  

A conclusão é que o uso do sabonete é importante para lavar as mãos. Só a água não remove os vírus das mãos. Melhor ainda quando lava duas vezes as mãos. Vale a pena ensinar isso para os idosos e para as crianças pequenas.

Dessa forma, evita-se o contágio da influenza como também do coronavírus.

Fontes: TYS e MHLW

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Volta do programa de desconto para viajar dentro do Japão

Publicado em 10 de janeiro de 2023, em Tome Nota

O governo retoma o programa de apoio ao turismo, mas o desconto e os valores dos cupons mudaram.

Aeronave chegando em Fukuoka (PM)

Recomeça na terça-feira (10) o programa de apoio ao turismo do governo japonês, o qual subsidia as despesas de viagem e hospedagem. 

Publicidade

Anteriormente a taxa de desconto era de 40% quando o programa foi  implementado entre outubro e dezembro do ano passado, mas desta vez será reduzida para 20%

As agências de turismo e as companhias aéreas já estão oferecendo pacotes com passagens, hospedagem e aluguel de carro ou as pessoas podem montar o seu próprio. 

Dentro desses 20% o valor máximo do desconto será de 5 mil ienes por pessoa por pernoite para os pacotes de viagem que incluem transporte público e 3 mil ienes para outros. Também serão fornecidos cupons de 2 mil ienes para usar nos dias úteis e mil ienes no fim de semana, nos estabelecimentos do destino de viagem

Quanto ao período de vigência será quando a verba atribuída a cada província se esgotar. É um esforço da Agência de Turismo do Japão para recuperar a demanda do turismo em meio à epidemia do coronavírus. Dependendo da província, o programa poderá chegar até a primavera.

Embora algumas províncias tenham tido recorde de novos casos de infecção pelo coronavírus e visível aumento em todo o país, a menos que o governador da província emita ordens de restrições em relação ao deslocamento das pessoas, o programa de apoio às viagens continuará.

Se pretende viajar, aproveite! Toque aqui para escolher os destinos dentro desse programa de apoio às viagens.

Fontes: Asahi e NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!