Pouco depois das 14h de sexta-feira (13), ocorreu uma avalanche na encosta do Monte Yotei, em Kutchan (Hokkaido). Uma estrangeira que estava praticando esqui de montanha ou esqui-alpinismo, ficou soterrada e os seus amigos a resgataram enquanto o socorro não chegava.
Ela foi transportada de Doctor Heli para um hospital, onde mais tarde foi declarada morta.
Segundo a polícia, ela fazia parte de um grupo de 10 homens e mulheres estrangeiros, incluindo um guia. A estrangeira foi a única que ficou soterrada pela avalanche.
Ainda, segundo o que a polícia ouviu dos participantes, naquele momento eles estavam descendo em ordem, seguindo o rastro do guia, todos da Europa, mas a vítima estava deslizando um pouco mais distante e foi pega na avalanche.
De acordo com o Observatório Meteorológico, a temperatura em Kutchan depois das 13h era de 8 graus Celsius, cerca de 10 graus acima da temperatura máxima média do ano, por isso foi emitido um alerta de avalanche na região de Shiribeshi, incluindo o Monte Yotei.
A polícia ouviu as testemunhas e a guia do grupo para avaliar a situação detalhada e também se apressou para confirmar a identidade da estrangeira falecida.
Fontes: NHK e HTB