A Toyota Motor está limitando pedidos de seu carro de luxo Lexus no Japão, conforme o site Asia Nikkei.
Como é esperado que a escassez de componentes, incluindo semicondutores, continue neste ano, a companhia estabeleceu um limite no número de pedidos para cada concessionária.
Um sistema para compartilhar informações sobre datas de entrega com até 2 anos de antecedência com concessionárias será implantado nesta primavera a fim de garantir envios estáveis de pedidos.
O limite de pedidos pode levar a perdas de oportunidades de vendas, tornando-se crucial reconstruir a rede de fornecimento.
É raro para uma montadora limitar pedidos para uma ampla variedade de modelos de carros.
A Toyota estabilizou limites de pedidos para 9 modelos sob a marca Lexus no Japão. O número de limites varia por concessionária, e assim que é esgotado, mais nenhum pode ser recebido.
Atrasos na entrega devido a escassez de peças são mais graves para carros de luxo que usam muitos semicondutores.
Modelos Lexus usam mais de mil, várias centenas a mais do que um carro típico da Toyota. Há uma escassez de chips para várias aplicações incluindo chaves de acesso inteligente para trancar o veículo e semicondutores para equipamento de áudio.
A Toyota não revelou o volume de produção dos veículos Lexus, mas eles são fabricados principalmente em plantas nacionais e o lucro por automóvel é de aproximadamente 1,5 milhão de ienes.
Fonte: Asia Nikkei