Segundo um notável especialista na China, é improvável que o país tenha uma grande retomada nas infecções por coronavírus durante nos próximos meses, visto que 80% da população já foi infectada pelo vírus.
Wu Zunyou, epidemiologista chefe no Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) da China, manifestou sua visão na rede de mídia social Weibo no sábado (21).
Ele disse que o vírus vem se espalhando rapidamente por todo o país desde o dia em que o governo relaxou as medidas que eram destinadas a prevenir infecções.
O especialista não apresentou evidência concreta para sustentar sua opinião de que mais de 1,1 bilhão de pessoas estavam infectadas no país. A China tem uma população de 1,4 bilhão.
Wu citou que grandes números de pessoas vêm viajando desde o início do feriado de Ano Novo Lunar em curso. Ele disse que isso pode levar a um aumento no número de casos em algumas áreas.
Entretanto, ele também disse que é improvável que seja uma grande retomada a nível nacional ou segunda onda de infecções nos próximos 2 ou 3 meses.
O governo chinês parou de publicar estatísticas diárias do coronavírus, após ele ter encerrado sua política zero Covid. A última atualização de dados foi fornecida em 8 de janeiro.
Fonte: NHK