Um cometa verde recém-descoberto se aproxima mais da Terra e apreciadores têm a esperança de vislumbrá-lo a olho nu.
Nas primeiras horas de 25 de janeiro, um repórter conseguiu observar o cometa conhecido como C/2022 E3 (ZTF) da Planície de Asagiri na cidade de Fujinomiya (Shizuoka). Embora ele estivesse invisível a olho nu, binóculos capturaram o cometa claramente. Ele era turquesa e tinha uma cauda curta.
O cometa foi descoberto em março de 2022 no Observatório Palomar na Califórnia, nos EUA, e nomeado por uma instalação de pesquisa astronômica no observatório.
Ele fará sua aproximação mais perto da Terra entre 1º e 2 de fevereiro, a uma distância de cerca de 42 milhões de quilômetros do nosso Planeta, e deve ficar mais brilhante e alcançar uma magnitude de aproximadamente 5, a qual certos objetos podem ser vistos a olho nu dependendo das condições.
Por volta de 30 de janeiro, o cometa estará a cerca de 10 graus da Estrela Norte, e pode ser observado durante toda a noite.
Em 6 de fevereiro, o cometa chegará perto da Capella, uma estrela de primeira magnitude na Constelação de Auriga. A partir de fevereiro, ele se distanciará gradualmente da Terra, e é provável que nunca mais retorne.
Fonte: Mainichi