De acordo com a 11.ª Sede Regional da Guarda Costeira do Japão, quatro navios da Guarda Costeira da China entraram nas águas territoriais ao redor das Ilhas Senkaku da província de Okinawa, um após o outro, na manhã de segunda-feira (30).
A intrusão desses navios em águas japonesas foi quando havia 4 barcos de pesca japoneses e uma embarcação de pesquisa da cidade de Ishigaki, cujo prefeito estava a bordo.
Esses 4 navios da China deixaram as águas territoriais antes das 14h, mas a Guarda Costeira do Japão continuou o patrulhamento e a vigilância no período da tarde.
Por outro lado, a Guarda Costeira da China anunciou no mesmo dia que “5 navios, incluindo o japonês Shinsei Maru, entraram ilegalmente nas águas territoriais da Ilha Diaoyudao do nosso país e foram expulsos de acordo com a lei”.
Essa ilha, chamada de Uotsuri (Uotsurijima) em japonês, é desabitada, e faz parte do arquipélago Ryukyu (Okinawa), sob a administração da Prefeitura de Ishigaki, situada no Mar da China Meridional. Mas, a China vem fazendo reivindicação territorial.
Fontes: ANN e JNN