O Departamento de Bombeiros de Tóquio está pedindo aos residentes que parem de fumar na cama e instalem e inspecionem alarmes de incêndio em casa após uma série de novas mortes na capital.
Números preliminares indicam que 15 pessoas morreram em incêndios domiciliares em Tóquio neste ano desde 27 de janeiro, 2.5 vezes mais do que o mesmo período do ano passado.
À luz do aumento e do fato de que incêndios ocorrem frequentemente até março, o departamento de bombeiros está intensificando sua vigilância.
De acordo com a agência, excluindo 7 ocorrências onde a causa do incêndio foi desconhecida ou estava sob investigação, 5 foram causadas por aquecedores e dois por mal manejo de cigarros.
Em particular, comparado a anos anteriores, o número de casos em que aquecedores elétricos entraram em contato com roupas de cama ou outros itens e incêndios ocorreram está em alta.
Oitenta por cento dos que morreram eram idosos.
Baseada na situação, a agência está enfatizando a necessidade de alarmes de incêndio residenciais.
Inspeções periódicas também são essenciais, após 10 anos de instalação, eles podem não mais detectar incêndios devido à deterioração de componentes eletrônicos, dentre outras razões.
Um funcionário no departamento de bombeiros disse que “instalação (alarmes de incêndio) correta permite extinção inicial rápida e previne a propagação de danos”.
Fonte: Mainichi