O governo do Japão está preparado para destinar US$170 milhões à Ucrânia, destruída pela guerra, que serão usados para projetos de recuperação de emergência.
Na quarta-feira (1º), o Ministério da Infraestrutura da Ucrânia divulgou uma declaração na qual eles afirmaram que os fundos serão usados para reparar infraestrutura fundamental.
O ministério ucraniano também revelou que assistência humanitária do Japão também incluirá o fornecimento de produtos e serviços que são necessários para a recuperação do país afetado pela guerra.
Na declaração de quarta-feira, Oleksandr Kurbrakov, ministro da Infraestrutura da Ucrânia, afirmou que a reconstrução e restauração de infraestrutura crítica é uma “prioridade incontestada”, visto que forças ucranianas estão enfrentando dificuldades para lidar com a ira das forças russas.
“O suporte de nossos parceiros é extremamente valioso e necessário. Agradecemos nossos parceiros japoneses por nos ajudar com projetos de restauração”, disse Kubrakov.
Na declaração, o ministério ucraniano revelou que a decisão do governo japonês será finalizada em breve após a administração ucraniana assinar um acordo de concessão junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).
O ministério lembrou como a administração japonesa se comprometeu a alocar US$95 milhões para a reconstrução da Ucrânia, no início deste mês.
Ele ainda disse que os fundos serão destinados através do Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (UNDP) como parte de um acordo de parceria.
Fonte: Republic World, The Odessa Journal