Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança
Fujiarte - Empregos no Japão - Trabalhe com segurança

Devastador terremoto na Turquia causa mais de 3,7 mil mortes, incluindo Síria

| Notícias do Mundo

Tanto a Turquia quanto a Síria necessitam de ajuda humanitária imediata para o resgate das vítimas sob os escombros e para as famílias desabrigadas.

Unigran Japan 2026
turquia 2

Escombros e pessoas buscando soterrados (NHK)

Um forte terremoto e vários tremores secundários abalaram o sul da Turquia, bem como o norte da Síria e uma parte do Líbano, ao longo de segunda-feira (6). Os vídeos mostram cenas devastadoras em que milhares foram mortos e feridos.

Publicidade
Empregos estáveis no Japão - UT SURI-EMU

Segundo as últimas informações de terça-feira (7), até as 7h do horário de Tóquio, o número de mortes passa de 3,7 mil vítimas e pode aumentar.

Segundo a agência turca de prevenção de desastres, 2.316 pessoas morreram até agora no país. Enquanto isso, na vizinha Síria, o ministério da saúde anunciou que 711 pessoas morreram até agora, principalmente no noroeste, e pelo menos 700 pessoas estão conduzindo operações de resgate em áreas controladas pelos rebeldes no noroeste. A soma de mortes na Turquia e na Síria é de 3.727 pessoas até o momento. Não foram divulgados os números de pessoas feridas e desaparecidas.

Artigos relacionados

Acompanhe o Portal Mie

Ainda não há informação de onde as pessoas da Turquia e Síria que se salvaram estão abrigadas.

yahoo

Mapa mostrando os locais das réplicas e do terremoto de 7,8 (Yahoo!)

O primeiro forte terremoto e a sequência de réplicas, destruíram edifícios, e a situação é de caos. Vídeos compartilhados no Facebook por India Today e RTE News mostraram prédios de vários andares desmoronando em segundos, enchendo as ruas de poeira e escombros. 

As equipes de resgate continuam buscando sobreviventes em meio aos escombros, em dificuldades por causa do frio. O clima pode reduzir o tempo que os socorristas têm para encontrar e salvar as pessoas presas sob os escombros.

Um minuto de silêncio e pedido de ajuda humanitária

No início da reunião da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) realizada na segunda-feira foi oferecido um minuto de silêncio. Depois disso, o secretário-geral Antonio Guterres anunciou em seu discurso que as Nações Unidas forneceriam assistência de emergência e pediu a outros países que “cooperassem em solidariedade para ajudar todos os afetados”.

turquia 1

Cena de destruição causada pelo terremoto (IHA via NHK)

Enquanto isso, o Embaixador da Síria nas Nações Unidas, Thabberg, deu uma entrevista coletiva às pressas na sede das Nações Unidas em Nova Iorque,  dizendo: “A Síria está em uma situação devastadora devido ao terremoto, e estou pedindo todos os esforços de as Nações Unidas se unam para ajudar.” Pediu que forneçam assistência, como serviços médicos, abrigo e comida.  

Assista aos vídeos da tragédia causada pelo terremoto e réplicas.

Fontes: Yahoo! e NHK


+ lidas agora

>>

Vamos Comentar?

logo