Tóquio envia equipe especializada em resgate para Turquia

Uma equipe especializada em resgate foi enviada na noite de segunda-feira para a Turquia, atendendo ao pedido do governo local, onde ocorreu um forte terremoto e dezenas de réplicas.

Equipe de bombeiros especializados em resgate saindo de Tóquio, rumo a Turquia (JNN)

No final da tarde de segunda-feira (6), uma equipe de 6 membros do Corpo de Bombeiros de Tóquio partiu para a Turquia como integrantes da Equipe Internacional de Resgate e Incêndio, onde ocorreu um forte terremoto seguido de dezenas de réplicas.

Publicidade

Esse terremoto no sul da Turquia, ocorrido antes do amanhecer (horário local), já tirou a vida de mais de 3,7 mil pessoas, incluindo as do país vizinho, Síria

A pedido do governo turco, o Ministério de Assuntos Internos e Comunicações do Japão e a Agência de Gestão de Incêndios e Desastres decidiram enviar essa equipe especial para ajudar no resgate das vítimas de prédios desabados usando tecnologia avançada.

Esta é a primeira vez em 5 anos, desde o terremoto de fevereiro de 2018 em Taiwan, que membros do Corpo de Bombeiros de Tóquio foram enviados para o exterior como parte da equipe especial de resgate.

Cruz Vermelha em ação da Turquia e na Síria e como contribuir

A Cruz Vermelha entrou em ação imediatamente após a ocorrência do forte terremoto na Turquia, o qual abalou também a Síria, além do Cairo, Chipre, Líbano e lugares distantes como a Groenlândia.

Cruz Vermelha oferecendo alimentos e bebidas quentes às pessoas evacuadas (HP)

As equipes se mobilizaram para apoiar as comunidades afetadas, pois as necessidades estão crescendo a cada minuto. As equipes de resgate têm alcançado as áreas mais atingidas, onde os sobreviventes permanecem presos sob os escombros.

Na Turquia as equipes foram posicionadas em dez províncias afetadas nas regiões sul e sudeste com estoques de alimentos e itens básicos de ajuda, como tendas e cobertores, para apoiar os feridos e evacuados. Também estão prestando apoio psicológico, distribuindo refeições quentes e enviando seu estoque nacional de sangue e plasma para as regiões afetadas.

Na Síria, as equipes têm respondido desde o início da manhã, apoiando as operações de busca e resgate, prestando primeiros socorros, realizando evacuações médicas de emergência e transportando feridos para os hospitais. Um grande número de edifícios desabou em meio a situações de vida vulneráveis e condições climáticas muito adversas.

Se tem cartão de crédito ou uma conta no PayPal pode contribuir para a Cruz Vermelha (toque aqui para abrir a página), com doação a partir de 10 dólares americanos.

Cruz Vermelha na atividade de envio de alimentos e medicamentos (HP)

Fontes: JNN, NHK e Cruz Vermelha

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Devastador terremoto na Turquia causa mais de 3,7 mil mortes, incluindo Síria

Publicado em 7 de fevereiro de 2023, em Notícias do Mundo

Tanto a Turquia quanto a Síria necessitam de ajuda humanitária imediata para o resgate das vítimas sob os escombros e para as famílias desabrigadas.

Escombros e pessoas buscando soterrados (NHK)

Um forte terremoto e vários tremores secundários abalaram o sul da Turquia, bem como o norte da Síria e uma parte do Líbano, ao longo de segunda-feira (6). Os vídeos mostram cenas devastadoras em que milhares foram mortos e feridos.

Publicidade

Segundo as últimas informações de terça-feira (7), até as 7h do horário de Tóquio, o número de mortes passa de 3,7 mil vítimas e pode aumentar.

Segundo a agência turca de prevenção de desastres, 2.316 pessoas morreram até agora no país. Enquanto isso, na vizinha Síria, o ministério da saúde anunciou que 711 pessoas morreram até agora, principalmente no noroeste, e pelo menos 700 pessoas estão conduzindo operações de resgate em áreas controladas pelos rebeldes no noroeste. A soma de mortes na Turquia e na Síria é de 3.727 pessoas até o momento. Não foram divulgados os números de pessoas feridas e desaparecidas.

Ainda não há informação de onde as pessoas da Turquia e Síria que se salvaram estão abrigadas.

Mapa mostrando os locais das réplicas e do terremoto de 7,8 (Yahoo!)

O primeiro forte terremoto e a sequência de réplicas, destruíram edifícios, e a situação é de caos. Vídeos compartilhados no Facebook por India Today e RTE News mostraram prédios de vários andares desmoronando em segundos, enchendo as ruas de poeira e escombros. 

As equipes de resgate continuam buscando sobreviventes em meio aos escombros, em dificuldades por causa do frio. O clima pode reduzir o tempo que os socorristas têm para encontrar e salvar as pessoas presas sob os escombros.

Um minuto de silêncio e pedido de ajuda humanitária

No início da reunião da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) realizada na segunda-feira foi oferecido um minuto de silêncio. Depois disso, o secretário-geral Antonio Guterres anunciou em seu discurso que as Nações Unidas forneceriam assistência de emergência e pediu a outros países que “cooperassem em solidariedade para ajudar todos os afetados”.

Cena de destruição causada pelo terremoto (IHA via NHK)

Enquanto isso, o Embaixador da Síria nas Nações Unidas, Thabberg, deu uma entrevista coletiva às pressas na sede das Nações Unidas em Nova Iorque,  dizendo: “A Síria está em uma situação devastadora devido ao terremoto, e estou pedindo todos os esforços de as Nações Unidas se unam para ajudar.” Pediu que forneçam assistência, como serviços médicos, abrigo e comida.  

Assista aos vídeos da tragédia causada pelo terremoto e réplicas.

Fontes: Yahoo! e NHK

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!