Devastador terremoto na Turquia causa mais de 3,7 mil mortes, incluindo Síria

Tanto a Turquia quanto a Síria necessitam de ajuda humanitária imediata para o resgate das vítimas sob os escombros e para as famílias desabrigadas.

Escombros e pessoas buscando soterrados (NHK)

Um forte terremoto e vários tremores secundários abalaram o sul da Turquia, bem como o norte da Síria e uma parte do Líbano, ao longo de segunda-feira (6). Os vídeos mostram cenas devastadoras em que milhares foram mortos e feridos.

Publicidade

Segundo as últimas informações de terça-feira (7), até as 7h do horário de Tóquio, o número de mortes passa de 3,7 mil vítimas e pode aumentar.

Segundo a agência turca de prevenção de desastres, 2.316 pessoas morreram até agora no país. Enquanto isso, na vizinha Síria, o ministério da saúde anunciou que 711 pessoas morreram até agora, principalmente no noroeste, e pelo menos 700 pessoas estão conduzindo operações de resgate em áreas controladas pelos rebeldes no noroeste. A soma de mortes na Turquia e na Síria é de 3.727 pessoas até o momento. Não foram divulgados os números de pessoas feridas e desaparecidas.

Ainda não há informação de onde as pessoas da Turquia e Síria que se salvaram estão abrigadas.

Mapa mostrando os locais das réplicas e do terremoto de 7,8 (Yahoo!)

O primeiro forte terremoto e a sequência de réplicas, destruíram edifícios, e a situação é de caos. Vídeos compartilhados no Facebook por India Today e RTE News mostraram prédios de vários andares desmoronando em segundos, enchendo as ruas de poeira e escombros. 

As equipes de resgate continuam buscando sobreviventes em meio aos escombros, em dificuldades por causa do frio. O clima pode reduzir o tempo que os socorristas têm para encontrar e salvar as pessoas presas sob os escombros.

Um minuto de silêncio e pedido de ajuda humanitária

No início da reunião da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) realizada na segunda-feira foi oferecido um minuto de silêncio. Depois disso, o secretário-geral Antonio Guterres anunciou em seu discurso que as Nações Unidas forneceriam assistência de emergência e pediu a outros países que “cooperassem em solidariedade para ajudar todos os afetados”.

Cena de destruição causada pelo terremoto (IHA via NHK)

Enquanto isso, o Embaixador da Síria nas Nações Unidas, Thabberg, deu uma entrevista coletiva às pressas na sede das Nações Unidas em Nova Iorque,  dizendo: “A Síria está em uma situação devastadora devido ao terremoto, e estou pedindo todos os esforços de as Nações Unidas se unam para ajudar.” Pediu que forneçam assistência, como serviços médicos, abrigo e comida.  

Assista aos vídeos da tragédia causada pelo terremoto e réplicas.

Fontes: Yahoo! e NHK

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

N-Box da Honda foi o carro novo mais vendido no Japão em janeiro

Publicado em 7 de fevereiro de 2023, em Sociedade

As vendas do N-Box aumentaram 3% em comparação ao ano anterior, totalizando 19.792 unidades.

Parte traseira de um N-Box (ilustrativa/banco de imagens)

O veículo leve (kei jidosha) da Honda Motor, o N-Box, foi o carro mais vendido no Japão pelo 5º mês consecutivo em janeiro, mostraram dados na indústria na segunda-feira (6).

Publicidade

As vendas do N-Box aumentaram 3% em comparação ao ano anterior, totalizando 19.792 unidades.

O subcompacto Yaris ficou em 2º, com vendas de 14.772 unidades, seguido pelo Corolla, com 14.463 veículos, ambos da Toyota, de acordo com a Associação de Comerciantes de Automóveis do Japão e da Associação de Veículos Leves e Motocicletas do Japão.

Cinco dos 10 modelos mais vendidos em janeiro eram veículos leves. Além do N-Box, o Tanto e o Move da Daihatsu ficaram em 4º e 6º lugares, respectivamente.

O Spacia da Suzuki ficou em 7º e o Roox da Nissan em 9º.

Posição Carro Marca Unidades vendidas
1 N-Box Honda 19.792
2 Yaris Toyota 14.772
3 Corolla Toyota 14.463
4 Tanto Daihatsu 14.330
5 Sienta Toyota 11.038
6 Move Daihatsu 10.238
7 Spacia Suzuki 10.189
8 Note Nissan 9.875
9 Roox Nissan 7.956
10 Roomy Toyota 7.674
Fonte: Nippon, Nikkei

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!