A Prefeitura da Cidade de Hamamatsu (Shizuoka) quer agilizar a emissão de documentos nos seus guichês, por isso, implantará o atendimento sem precisar preencher o formulário por escrito.
Esse novo sistema começará a funcionar em 24 de fevereiro, com a implementação do chamado DX, o que é a abreviatura de Transformação Digital em português, ao fazer uso eficiente dos dados com a tecnologia digital para agilizar os serviços, com base na necessidade dos cidadãos. Isso permitirá emitir um documento como o comprovante de residência em metade do tempo atual.
Segundo a informação da prefeitura de Hamamatsu, o novo serviço será instalado em 58 locais: todas as subprefeituras e centros de colaboração.
Os alvos são 29 dos 43 procedimentos de certificação, tais como comprovantes dos cartões de residente, certidões de registro de inkan (carimbo pessoal), registros familiares, certificados de rendimentos e outros.
Para o procedimento simplificado, basta a apresentação de um documento de identificação no guichê pelo solicitante e dizer qual é o documento que necessita.
O funcionário digitará no sistema e após conferi-lo bastará uma assinatura do solicitante. Estima-se que se no atual sistema o solicitante precisava de pelo menos 10 minutos após entregar o pedido, passará a recebê-lo em 5.
Em junho, será possível fazer outros procedimentos, como a notificação de mudança do residente e a respectiva carteira de seguro de saúde.
Fonte: SBS