Grávidas da Rússia estão indo para a Argentina em busca de cidadania

O número de chegadas aumentou recentemente, o que a mídia local argentina sugere ser resultado da guerra na Ucrânia.

Ilustrativa (banco de imagens)

Mais de 5 mil russas grávidas entraram na Argentina nos últimos meses, incluindo 33 em um único voo na quinta-feira (9), dizem autoridades.

Publicidade

As russas que chegaram recentemente estavam todas nos estágios finais da gravidez, de acordo com a agência nacional de migração.

Acredita-se que as mulheres queiram garantir que seus bebês nasçam na Argentina para obter a cidadania do país.

O número de chegadas aumentou recentemente, o que a mídia local sugere ser resultado da guerra na Ucrânia.

Das 33 mulheres que chegaram na capital argentina em um único voo na quinta-feira, 3 foram detidas devido a “problemas com documentação”, juntando-se a mais três que desembarcaram no dia anterior, disse a chefe da agência de migração, Florencia Carignano ao jornal La Nación.

Inicialmente, as russas afirmaram que estavam visitando a Argentina como turistas, disse Carignano.

Ela disse que as russas queriam que seus filhos tivessem cidadania argentina porque isso oferecia mais liberdade do que um passaporte russo.

“O problema é que elas vêm para a Argentina, registram seus filhos como argentinos e vão embora. Nosso passaporte é muito seguro no mundo. Ele permite entrada a 171 nações sem visto”, disse Carignano.

Ter uma criança argentina também acelera o processo de cidadania para os pais. Portadores de passaporte russo têm acesso livre a apenas 87 países.

Viagens a muitos países no Ocidente se tornaram mais difíceis para os russos desde a invasão à Ucrânia em fevereiro do ano passado.

“Turismo de nascimento”

O “turismo de nascimento” por cidadãos russos para a Argentina parece ser uma prática lucrativa e bem estabilizada.

Um site em russo visto pela rede BBC oferece vários pacotes para grávidas que desejam dar à luz na Argentina, divulgando serviços como planos personalizados de nascimento, transporte do aeroporto, aulas de espanhol e descontos no custo de estadas nos “melhores hospitais na capital argentina”.

Os pacotes variam de “classe econômica”, com preço inicial de US$5,5 mil aos de “primeira classe” a US$15 mil.

O site diz que seu fundador vem facilitando o turismo do nascimento e oferecendo suporte de migração desde 2015 e a companhia diz que é 100% argentina”.

Fonte: BBC

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Prefeitura de Hamamatsu agilizará a emissão de documentos

Publicado em 13 de fevereiro de 2023, em Sociedade

Ao implementar o uso de uma tecnologia para acelerar o processo, a prefeitura de Hamamatsu reduzirá o tempo de emissão dos documentos em seus guichês.

Foto ilustrativa de um guichê em uma das subprefeituras de Hamamatsu (SBS)

A Prefeitura da Cidade de Hamamatsu (Shizuoka) quer agilizar a emissão de documentos nos seus guichês, por isso, implantará o atendimento sem precisar preencher o formulário por escrito.

Publicidade

Esse novo sistema começará a funcionar em 24 de fevereiro, com a implementação do chamado DX, o que é a abreviatura de Transformação Digital em português, ao fazer uso eficiente dos dados com a tecnologia digital para agilizar os serviços, com base na necessidade dos cidadãos. Isso permitirá emitir um documento como o comprovante de residência em metade do tempo atual.

Segundo a informação da prefeitura de Hamamatsu, o novo serviço será instalado em 58 locais: todas as subprefeituras e centros de colaboração.

Os alvos são 29 dos 43 procedimentos de certificação, tais como comprovantes dos cartões de residente, certidões de registro de inkan (carimbo pessoal), registros familiares, certificados de rendimentos e outros.

Para o procedimento simplificado, basta a apresentação de um documento de identificação no guichê pelo solicitante e dizer qual é o documento que necessita.

O funcionário digitará no sistema e após conferi-lo bastará uma assinatura do solicitante. Estima-se que se no atual sistema o solicitante precisava de pelo menos 10 minutos após entregar o pedido, passará a recebê-lo em 5.  

Em junho, será possível fazer outros procedimentos, como a notificação de mudança do residente e a respectiva carteira de seguro de saúde.  

Pedidos de documentos, por escrito, nos guichês serão eliminados (SBS)

Fonte: SBS

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!