Imagem ilustrativa de caixa de chocolates para presente (Hippopx)
Para presentear o chefe, colega de trabalho ou o namorado, as pessoas tiveram que desembolsar mais para a compra dos chocolates para o Valentine’s Day ou o Dia de São Valentino, na terça-feira (14).
Publicidade
De acordo com o Teikoku Databank, o preço médio de varejo – incluindo impostos – para o chocolate do Valentine’s Day deste ano foi de 390 ienes por peça, um aumento de 25 ienes ou cerca de 7% em relação ao ano anterior.
Algumas marcas subiram ainda mais os preços devido ao aumento dos preços de matérias-primas, como grãos de cacau, açúcar e leite.
O jornal Yomiuri pesquisou os preços de 135 marcas de chocolate vendidas nas lojas de departamentos, shoppings e confeitarias. Dessas, 80 marcas, ou cerca de 60%, aumentaram seus preços.
Matérias-primas dos chocolates
O ingrediente (matéria-prima) que mais encareceu os preços foi o cacau.
- aumento de 20% do cacau
- aumento de 10% do açúcar
- aumento de 9% do leite
- aumento de 5 a 10% das embalagens
Os aumentos foram notados mais nas marcas do exterior, como as da Bélgica e França, do que as japonesas. Na realidade, os bens importados foram fortemente afetados pela desvalorização do iene, além dos preços dos produtos em si por causa dos ingredientes.
“Embora haja casos em que as marcas reduziram a quantidade nas caixas para manter os preços para os chocolates destinados aos colegas, os que são para a pessoa amada, mais sofisticados, ficaram mais caros este ano”, analisou um porta-voz do Teikoku Databank.
Fonte: Yomiuri