Baiacus mortos na praia (KBC)
Os pescadores da cooperativa local encontraram diversos pontos escuros contracenando com a areia de cor clara na praia de Uminonakamichi, em Higashi-ku, cidade de Fukuoka (província homônima). São baiacus mortos encalhados na praia.
Publicidade
O grande número não foi contado, mas estima-se que seja de centenas.
Os peixes encontrados foram identificados como os da variedade do baiacu chamada toado estrelado, o qual tem a pele escura com pontos brancos, do tamanho de um palmo de adulto, cerca de 15 centímetros, segundo Takumi Orii, do Marine World Uminonakamichi.
Os pontos escuros na areia são os baiacus mortos (KBC)
“Teve a ocorrência de um forte vento do norte, o qual é gelado, que provocou a queda da temperatura da superfície do mar. Suponho que a diferença de temperatura entre a água do mar no local onde vivem habitualmente e a da superfície tornou-se tão grande que eles não conseguiram se mover sozinhos e foram jogados na praia”, analisou Orii.
Os baiacus mortos estão espalhados ao longo de 1 quilômetro, e a cooperativa de pesca não tem planos de recolhê-los no momento.
Em janeiro, a mesma variedade de baiacu foi encontrada às centenas em uma praia de Yamagata, igualmente morta, e naquela ocasião ainda não se sabia a causa.
Fontes: KBC e JNN