12 províncias, incluindo Tóquio, Kanagawa e Hyogo, tiveram o maior número de flores de pólen nos últimos 10 anos, anuncia governo.
Imagem: NHK
A temporada da polinose dos cedros (sugi) começou no Japão, aponta estudo conduzido pelo Ministério do Meio Ambiente em 34 províncias em todo o país.
Publicidade
Para quem tem alergia aos polens chamada de kafunsho em japonês, ou polinose, prepare-se pois a dispersão será forte este ano.
A quantidade de pólen de cedro dispersado é proporcional ao número de botões florais masculinos, mas segundo levantamento do Ministério do Meio Ambiente, o número de botões florais masculinos nesta temporada está acima da média dos últimos 10 anos.
Em particular, espera-se que em 12 províncias, sendo elas Fukushima, Tóquio, Kanagawa, Niigata, Toyama, Ishikawa, Kyoto, Hyogo, Okayama, Tottori, Hiroshima e Fukuoka tenham níveis extremamente altos de dispersão de pólen, os mais altos dos últimos 10 anos.
Em comparação com a média, a porcentagem de aumento é de 178% em Fukushima, 150% em Tóquio, 194% em Kanagawa, 184% em Niigata, 221% em Toyama, 175% em Ishikawa, 166% em Quioto, 135% em Hyogo, 204% em Okayama, 240% em Tottori, 153% em Hiroshima e 191% em Fukuoka.
Segundo o Ministério do Meio Ambiente, as áreas acima da média são afetadas pelo fato de que houve muitos dias com longas horas de sol e altas temperaturas no último verão.
As autoridades aconselham a todos tomarem medidas contra o kafunsho, como colocar gaze dentro da máscara para diminuir a entrada de pólens, secar roupas dentro de casa e limpar frequentemente a casa com panos úmidos.
Veja por que há tanta dispersão de pólens este ano clicando aqui.
Fonte: NHK