Autoestima: o poder de ser quem você é

Autoestima é construída no decorrer da vida. Descubra como acontece e de que forma é possível melhorar.

Retrato de uma mulher sorridente ao ar livre (ilustrativa)

Algumas pessoas por mais que se esforcem tem dificuldade para deslanchar na vida. Se acham incapazes de grandes conquistas e até mesmo não merecedoras de realizações. Esse sentimento de incapacidade e impossibilidade pode estar ligado à uma baixa autoestima.

Publicidade

Fala-se muito sobre autoestima elevada, unida a felicidade e bem-estar. Estão nas fotos, nos vídeos da internet e nas reportagens das mídias, mas como podemos definir de fato autoestima e qual a melhor forma de alcançá-la?

A autoestima é a avaliação que fazemos de nós mesmos e como nos respeitamos como sujeitos. Segundo Freud, está diretamente ligada com o desenvolvimento do ego. O ego para a psicanálise é o que caracteriza a personalidade de cada um de nós.

Ninguém nasce com autoestima, isto é aprendido, construído no decorrer do desenvolvimento, principalmente na infância e adolescência.

É através do olhar do outro que nossa autoestima é desenvolvida. A figura materna ou cuidadora, é o nosso primeiro espelho. A forma como somos tratados, reconhecidos, amados ou não, desejados ou não, bem cuidados ou não, ao logo do processo de desenvolvimento faz toda a diferença. A maneira como o sujeito lê esse acolhimento, vai sendo internalizada e pode ser considerada nutridora ou não do seu psiquismo.

Assim, podemos dizer que a autoestima pode ser influenciada também por processos inconscientes, e, por se tratar de algo aprendido e desenvolvido, os parâmetros e critérios são provenientes daquilo que nos foi passado, seja pelos pais, pares ou meio social.

Entendendo causas, buscando soluções

A psicanálise acredita que sujeitos que foram nutridos positivamente, tornam-se pessoas mais autoconfiantes, determinados e satisfeitos com sua identidade. Ao contrário, quando essa nutrição não é suficientemente boa, o sujeito pode apresentar uma visão depreciativa de si, com dificuldade de autoaceitação e autoconhecimento, mostrando-se inseguros, temerosos por rejeições e habitualmente comparam a si próprio e a vida à de outras pessoas, resultando em grande sofrimento.

A psicoterapia pode entrar como uma grande aliada no processo de reconstrução de suas potencialidades, onde o sujeito poderá assumir seu lugar no mundo a partir das suas próprias escolhas.

As ferramentas da psicologia junto ao seu comprometimento, contribuirão no processo de autoconhecimento, autoaceitação e consequentemente favorecerão na tolerância as frustrações e demais situações estressoras e desafiantes do dia a dia.

Saber quem somos e se apropriar dessa qualidade, é o que podemos chamar de poder na busca de uma vida mais equilibrada e mais satisfatória.

O seu sucesso depende das suas escolhas, escolha ser sempre você!

Boas reflexões!

Eliana Nonaka (toque para conectar no Facebook)

Se deseja conversar, desabafar ou busca orientações, entre em contato com a autora e solicite atendimento online. É mais prático e eficaz do que se imagina. Link no card abaixo.

WhatsApp - Facebook

Se deseja conversar, desabafar ou busca orientações, entre em contato com a autora e solicite atendimento online. É mais prático e eficaz do que se imagina. Link no card abaixo.

Os textos publicados nesta página não refletem necessariamente a opinião do Portal Mie, são de criação e responsabilidade do autor Eliana A. C. I. Nonaka

Eliana A. C. I. Nonaka (CRP 06/170575) – Psicóloga formada pela Faculdade FMU Faculdades Metropolitanas Unidas.
Morou no Japão por 14 anos, hoje é atuante no Brasil, inclusive atendendo brasileiros de diversos países de forma online.

Informações pelo WhatsApp: +55-11-96437-6590 (clique para abrir o Whatsapp)

Facebook Messenger: https://www.facebook.com/eliana.correia.104

Instagram: @seusaudavel_psico

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Japonês preso por registro fraudulentos de 150 carros em nome de um brasileiro

Publicado em 1 de março de 2023, em Crime

A polícia descobriu o caso quando prendeu um estrangeiro overstay dirigindo o carro, usado para fins criminosos.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - junto a comunidade no Japão
Kumon - aprenda japonês e tenha mais oportunidades!