Janeiro Branco e o tempo para viver o novo

Janeiro branco: campanha chama para a reflexão das diversas questões de saúde.

Imagem ilustrativa

Publicidade

Terminado o período de festividades relacionadas ao final de ano, onde muitos estiveram pensativos sobre os desejos e objetivos não alcançados e outros se sentiram agradecidos pelas conquistas, dá-se início o tempo para viver o novo. Aquilo que não pôde ser concluído, poderá ser reavaliado, ajustado e manter-se como parte de seus planos somado aos novos que provavelmente surgirão.

O Ano Novo pode ser visto simbolicamente como um portal, onde adentrá-lo pode representar para cada um muitas coisas, novas possibilidades, novos projetos, novas esperanças, novas formas de viver e aceitar a vida. Todo novo pode ser um estimulador de expectativas, medos, inseguranças, mas tudo isso está dentro do esperado, e, é na vivência que vamos nos adaptando e integrando esse novo ano em nossas vidas.

‘O novo sempre despertou perplexidade e resistência’. (Sigmund Freud)

Como alguns já sabem, no mês de janeiro se intensifica a campanha que aborda a temática saúde mental, conhecida na área da saúde como janeiro branco. Esta campanha chama para a reflexão das diversas questões de saúde, cujo tratamento está relacionado com os conhecimentos da psicologia e psiquiatria.

Falar de saúde mental ainda é um tabu. Poder ocupar espaços e alcançar um número maior de pessoas, além de trazer conhecimento sobre as diversas questões ligadas ao tema, é o objetivo dessa campanha.

‘Não desejo suscitar convicções, o que desejo é estimular pensamento e derrubar preconceitos’. (Sigmund Freud)

Quando se tem a dimensão da importância do assunto, se faz possível olhar para o sofrimento do outro de maneira mais empática. As angústias e os sintomas podem ser exteriorizados através da fala de quem sofre, pois cria-se um lugar de menos julgamento e mais acolhimento.

Saúde mental cuidada e emoções estabilizadas facilitam o manejo com as adversidades, contribuem para uma maior assertividade, maior desenvolvimento em projetos, aceitação das situações e dos outros.

Então vamos iniciar o ano de 2024 olhando para saúde mental de forma diferente. Observe-se, perceba se está tudo bem ou se algo tem lhe tirado o sono, angustiado ou chamado à atenção.

Façamos do novo ano, o tempo para viver o novo.  Tempo de novos pensamentos, novos conhecimentos e de transformações.

Boas reflexões!

Eliana Nonaka (toque para conectar no Facebook) ou (toque para conectar no Whatsapp).

Se deseja conversar, desabafar ou busca orientações, entre em contato com a autora e solicite atendimento online. É mais prático e eficaz do que se imagina. Link no card abaixo.

Leia também: Relações amorosas e a dor do fim

WhatsApp - Facebook

Se deseja conversar, desabafar ou busca orientações, entre em contato com a autora e solicite atendimento online. É mais prático e eficaz do que se imagina. Link no card abaixo.

Os textos publicados nesta página não refletem necessariamente a opinião do Portal Mie, são de criação e responsabilidade do autor Eliana A. C. I. Nonaka

Eliana A. C. I. Nonaka (CRP 06/170575) – Psicóloga formada pela Faculdade FMU Faculdades Metropolitanas Unidas.
Morou no Japão por 14 anos, hoje é atuante no Brasil, inclusive atendendo brasileiros de diversos países de forma online.

Informações pelo WhatsApp: +55-11-96437-6590 (clique para abrir o Whatsapp)

Facebook Messenger: https://www.facebook.com/eliana.correia.104

Instagram: @seusaudavel_psico

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Significados do banquete de Ano Novo no Japão

Publicado em 30 de dezembro de 2023, em Tradições do Japão

O banquete tem cozidos, assados e conservas, todos bem coloridos, saborosos, chamados de osechi ryouri. Veja os significados dos auspiciosos alimentos!

Osechi ryouri (Flickr)

Da mesma forma que no banquete de Ano Novo no Brasil se serve pratos típicos como lentilhas cozidas e assados, no Japão há um universo gastronômico elegante e tradicional chamado de osechi ryouri (御節料理), nos 3 dias primeiros dias do ano.

Publicidade

O osechi ryouri é preparado com antecedência para dar uma folga ao deus do forno nos três primeiros dias. Assim, as donas ou donos de casa também não precisam ir para a cozinha, desde os idos da era Edo – 1603 a 1868 – quando se popularizou. 

Se visitar um depachika (subsolo das lojas de departamento) poderá encontrar essas delícias coloridas prontinhas para comprar. 

Podem ser acomodadas dentro das lindas caixas de madeira laqueada chamadas de jubako (重箱), de 3 a 5 andares, encaixáveis e com tampa na que fica em cima. 

Hoje em dia é comum encontrar as de 3 andares, onde são colocados esses alimentos considerados um verdadeiro banquete, sempre reverenciando a colheita, seja do mar ou da terra, e a chegada do Ano Novo

Lagosta, camarão, cozidos e outros pescados no osechi ryouri (Wikipedia)

Renda-se ao banquete

Já que vive no Japão que tal provar um desses alimentos auspiciosos, de acordo com o que deseja pra si e sua família? Veja os significados de cada um na lista abaixo.

Kazunoko 

Kazunoko (数の子) é a farta ova do peixe arenque de Hokkaido, de cor amarela, o que simboliza a prosperidade dos filhos e netos. 

Anchova japonesa

Esse pequenino peixe parecido com uma minissardinha é seco e depois cozido com tempero adocicado, chamado de tadzukuri (田作り). No passado era usado como fertilizante na agricultura e simboliza a fartura nos campos. 

Feijão preto

O kuromame (黒豆) traz o simbolismo de que quanto mais se toma sol e fica preto (na lavoura) mais saudável se torna. Traz o significado da diligência e saúde. É cozido em fogo baixo por várias horas em fogo bem baixo até ganhar brilho e maciez. 

Raiz de bardana

O prato chamado tatakigobo (たたきごぼう) é imprescindível também porque a raiz da bardana vai à profundeza do solo. Assim como se desenvolve nas profundezas espera-se crie raízes na prosperidade.

Kamaboko bicolor

Essa massa feita a partir do surimi dos peixes de carne branca e depois assada em banho-maria não falta no osechi. O branco simboliza a pureza e a faixa vermelha o espanta-males. Também pode ser do primeiro sol do ano, trazendo muita esperança.

Datemaki 

Embora o datemaki (伊達巻) se pareça com uma omelete, pois é preparado com ovos, é diferente. Leva surimi de peixes de carne branca, mirin e açúcar na receita. Como se parece com um pergaminho traz o significado da cultura e sabedoria.

Rolinho de alga marinha

O nome dele é kobumaki (昆布巻き) e é indispensável porque remete à palavra e sentimento yorokobu (よろこぶ), portanto, auspicioso para alegria e prazer.

Kurikinton

栗きんとん é um doce indispensável pois a castanha portuguesa, o principal ingrediente, é muito auspiciosa desde antigamente, remetendo ao vencer. A escrita de kinton (金団) traz o significado do tesouro dourado, o que representa a fartura durante todo o ano.

Chorogi

A alcachofra chinesa (長老喜, lê-se chorogi) é considerada auspiciosa para a longevidade.

Banquete inclui pescados 

Feijão preto, datemaki, kurikinton, ovas e cozidos no osechi (Flickr)

Nishiki tamago

O nishiki tamago (錦玉子) nada mais é do que separação do ovo em gema e clara. A primeira representa o ouro e a segunda a prata. 

Seriola

Não pode faltar a seriola ou buri em japonês. Quando pequeno é chamado de inada (até 60cm), depois que cresce muda de nome, passando a ser warasa (até 70cm) e só quando passa de 80cm é chamado de buri. Por isso, é auspicioso para quem quer ser promovido na empresa.

Pargo 

Chamado de tai (鯛) em japonês o peixe é usado em todas as ocasiões medetai, ou seja, comemorativas e auspiciosas. Além da bela cor também tem um sabor muito especial. 

Camarão 

É o símbolo da longevidade. Não pode faltar na gastronomia de Ano Novo porque as pessoas esperam que possam viver até se curvar como o ebi (海老), ou seja, representa a longevidade saudável.  

Cozidos no banquete

Chamado de nimono (煮物) é um cozido japonês, com tempero suave para apreciar o sabor de cada um dos alimentos, ao fogo baixo para não deformar as raízes e outros vegetais. 

A raiz de lótus, muito apreciada, é imperdível. As cavidades dessa raiz simbolizam a transparência em relação ao futuro. Já a batata taro que dá em fartura sob a terra, carrega o símbolo da prosperidade dos filhos e netos.

O nabo branco é cortado como se fosse um crisântemo e coloca-se algo vermelho. Também se costuma cozinhar outras raízes como cenoura e folhas verdes. 

Todos da família e convidados se servem festivamente desse delicioso e auspicioso banquete, com forte sentimento de que o Ano Novo será maravilhoso.  

Feliz 2024!

Leia também: adornos para sua casa e comércio, horóscopo chinês para 2024 e sobre a grande faxina para receber o Ano Novo.

Fonte: Tokyo Gas

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!