Significados do banquete de Ano Novo no Japão

O banquete tem cozidos, assados e conservas, todos bem coloridos, saborosos, chamados de osechi ryouri. Veja os significados dos auspiciosos alimentos!

Osechi ryouri (Flickr)

Da mesma forma que no banquete de Ano Novo no Brasil se serve pratos típicos como lentilhas cozidas e assados, no Japão há um universo gastronômico elegante e tradicional chamado de osechi ryouri (御節料理), nos 3 dias primeiros dias do ano.

Publicidade

O osechi ryouri é preparado com antecedência para dar uma folga ao deus do forno nos três primeiros dias. Assim, as donas ou donos de casa também não precisam ir para a cozinha, desde os idos da era Edo – 1603 a 1868 – quando se popularizou. 

Se visitar um depachika (subsolo das lojas de departamento) poderá encontrar essas delícias coloridas prontinhas para comprar. 

Podem ser acomodadas dentro das lindas caixas de madeira laqueada chamadas de jubako (重箱), de 3 a 5 andares, encaixáveis e com tampa na que fica em cima. 

Hoje em dia é comum encontrar as de 3 andares, onde são colocados esses alimentos considerados um verdadeiro banquete, sempre reverenciando a colheita, seja do mar ou da terra, e a chegada do Ano Novo

Lagosta, camarão, cozidos e outros pescados no osechi ryouri (Wikipedia)

Renda-se ao banquete

Já que vive no Japão que tal provar um desses alimentos auspiciosos, de acordo com o que deseja pra si e sua família? Veja os significados de cada um na lista abaixo.

Kazunoko 

Kazunoko (数の子) é a farta ova do peixe arenque de Hokkaido, de cor amarela, o que simboliza a prosperidade dos filhos e netos. 

Anchova japonesa

Esse pequenino peixe parecido com uma minissardinha é seco e depois cozido com tempero adocicado, chamado de tadzukuri (田作り). No passado era usado como fertilizante na agricultura e simboliza a fartura nos campos. 

Feijão preto

O kuromame (黒豆) traz o simbolismo de que quanto mais se toma sol e fica preto (na lavoura) mais saudável se torna. Traz o significado da diligência e saúde. É cozido em fogo baixo por várias horas em fogo bem baixo até ganhar brilho e maciez. 

Raiz de bardana

O prato chamado tatakigobo (たたきごぼう) é imprescindível também porque a raiz da bardana vai à profundeza do solo. Assim como se desenvolve nas profundezas espera-se crie raízes na prosperidade.

Kamaboko bicolor

Essa massa feita a partir do surimi dos peixes de carne branca e depois assada em banho-maria não falta no osechi. O branco simboliza a pureza e a faixa vermelha o espanta-males. Também pode ser do primeiro sol do ano, trazendo muita esperança.

Datemaki 

Embora o datemaki (伊達巻) se pareça com uma omelete, pois é preparado com ovos, é diferente. Leva surimi de peixes de carne branca, mirin e açúcar na receita. Como se parece com um pergaminho traz o significado da cultura e sabedoria.

Rolinho de alga marinha

O nome dele é kobumaki (昆布巻き) e é indispensável porque remete à palavra e sentimento yorokobu (よろこぶ), portanto, auspicioso para alegria e prazer.

Kurikinton

栗きんとん é um doce indispensável pois a castanha portuguesa, o principal ingrediente, é muito auspiciosa desde antigamente, remetendo ao vencer. A escrita de kinton (金団) traz o significado do tesouro dourado, o que representa a fartura durante todo o ano.

Chorogi

A alcachofra chinesa (長老喜, lê-se chorogi) é considerada auspiciosa para a longevidade.

Banquete inclui pescados 

Feijão preto, datemaki, kurikinton, ovas e cozidos no osechi (Flickr)

Nishiki tamago

O nishiki tamago (錦玉子) nada mais é do que separação do ovo em gema e clara. A primeira representa o ouro e a segunda a prata. 

Seriola

Não pode faltar a seriola ou buri em japonês. Quando pequeno é chamado de inada (até 60cm), depois que cresce muda de nome, passando a ser warasa (até 70cm) e só quando passa de 80cm é chamado de buri. Por isso, é auspicioso para quem quer ser promovido na empresa.

Pargo 

Chamado de tai (鯛) em japonês o peixe é usado em todas as ocasiões medetai, ou seja, comemorativas e auspiciosas. Além da bela cor também tem um sabor muito especial. 

Camarão 

É o símbolo da longevidade. Não pode faltar na gastronomia de Ano Novo porque as pessoas esperam que possam viver até se curvar como o ebi (海老), ou seja, representa a longevidade saudável.  

Cozidos no banquete

Chamado de nimono (煮物) é um cozido japonês, com tempero suave para apreciar o sabor de cada um dos alimentos, ao fogo baixo para não deformar as raízes e outros vegetais. 

A raiz de lótus, muito apreciada, é imperdível. As cavidades dessa raiz simbolizam a transparência em relação ao futuro. Já a batata taro que dá em fartura sob a terra, carrega o símbolo da prosperidade dos filhos e netos.

O nabo branco é cortado como se fosse um crisântemo e coloca-se algo vermelho. Também se costuma cozinhar outras raízes como cenoura e folhas verdes. 

Todos da família e convidados se servem festivamente desse delicioso e auspicioso banquete, com forte sentimento de que o Ano Novo será maravilhoso.  

Feliz 2024!

Leia também: adornos para sua casa e comércio, horóscopo chinês para 2024 e sobre a grande faxina para receber o Ano Novo.

Fonte: Tokyo Gas

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Diga Adeus à neve no carro: melhores produtos para limpeza rápida

Publicado em 30 de dezembro de 2023, em Dicas Especiais

Não deixe a neve atrapalhar seu dia! Confira os produtos que vão facilitar a remoção de neve do seu carro!

Imagem Ilustrativa

Descubra os melhores produtos do mercado para limpar a neve do seu carro de maneira rápida e eficiente. De raspadores ergonômicos a soluções químicas, conheça as opções que prometem tornar seu inverno muito mais fácil.

Publicidade

O Spray descongelante com gatilho da KYK, com capacidade de 500ml, é uma solução eficaz e rápida para eliminar gelo e neve. Perfeito para desobstruir fechaduras congeladas e limpar vidros, tornando o inverno mais fácil de enfrentar. Toque para ver o produto ou comprar.

A Capa anticongelante para para-brisas da Tevlaphee é uma solução robusta e eficiente para proteger seu carro contra a formação de gelo e neve. Equipada com ímãs fortes à prova de vento e um revestimento repelente de água, esta capa é ideal para todas as estações. Toque para ver o produto ou comprar.

O Spray Descongelante para Carros F-72 da Prostaff, com 420ml, é um produto indispensável para o inverno. Remove rapidamente o gelo e a neve, facilitando a limpeza e garantindo a segurança. Toque para ver o produto ou comprar.

O raspador de gelo SCR-01 da Meltec é uma ferramenta essencial para remover neve e gelo do seu carro. Seu tamanho grande facilita a limpeza, garantindo uma remoção eficiente e segura. Toque para ver o produto ou comprar.

O conjunto de escova e raspador de neve da AstroAI, com 69cm, é perfeito para manter seu carro livre de neve e gelo. Inclui uma bolsa de armazenamento para conveniência e é leve, facilitando o uso. Toque para ver o produto ou comprar.

Esta capa protetora anticongelante da Wewiken é uma solução multifuncional contra neve e gelo. Com ímãs embutidos, é fácil de instalar e oferece proteção robusta em todas as estações. Toque para ver o produto ou comprar.

Este produto da KYK, com 2L, é ideal para manter o para-brisas do seu carro livre de gelo, mesmo em temperaturas de até -60℃. Toque para ver o produto ou comprar.

Esta escova, com tamanho de 93-120cm, é uma ferramenta versátil 6 em 1. Com cabo de alumínio extensível e cabeça rotativa, é perfeita para limpar neve de carros, caminhões e SUVs. Toque para ver o produto ou comprar.

Esta escova ajustável da COFIT, com tamanho de 78-100cm, é uma ferramenta multifuncional para remover neve e gelo. Inclui um raspador e um cabo com ajuste de 3 estágios, ideal para diferentes tipos de veículos. Toque para ver o produto ou comprar.

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!