Cena da bola de fogo capturada pelo gravador automotivo de um motorista de Kurobe (KNB)
Várias pessoas que testemunharam algo muito brilhante cruzando o céu da província de Toyama enviaram imagens para as emissoras de tevê. Foi na noite de 28 de fevereiro e virou notícia na quarta-feira (1.º), com um suspense do que se tratava.
Publicidade
Todos os relatos foram de brilho intenso mas alguns viram um tom esverdeado e outros de cor branca, por volta das 20h nas cidades de Toyama, Kurobe e Takaoka.
Câmera do Aeroporto de Toyama também gravou a bola de fogo (KNB)
“Fiquei realmente surpreso. Não pude deixar de gritar ‘uau!’ no carro”, relatou um motorista de Kurobe, informando que o que lhe pareceu ser uma bola de fogo cruzando o céu do leste a oeste. Foi um dos que enviou as imagens capturadas pelo gravador de vídeo automotivo.
Shusaku Kondo, curador do Toyama City Science Museum, analisou as imagens a pedido da emissora KNB. “É bastante brilhante, então é um tipo chamado de bola de fogo. Simplificando, é um meteoro ou uma estrela cadente”.
Uma estrela cadente brilha com o calor que é comprimido quando a poeira no espaço entra na atmosfera da Terra. As especialmente claras têm brilho de magnitude -4 ou mais, chamadas popularmente de bolas de fogo, explicou.
De acordo com o curador Kondo, essa bola de fogo foi vista também na cidade e Ilha de Sado (Niigata).
Fontes: KNB e Tulip TV