As quatro grandes empresas japonesas de telefonia móvel decidiram permitir que os procedimentos de troca de operadora (MNP) possam ser realizados apenas na operadora na qual o usuário que mudar a partir do fim de maio. O Ministério da Administração Interna e Comunicações havia solicitado a simplificação de procedimentos para estimular a concorrência entre as empresas.
De acordo com os responsáveis, o novo sistema será introduzido simultaneamente pelas NTT Docomo, KDDI, Softbank e Rakuten Mobile, além de algumas operadoras de smartphones de baixo custo (MVNOs).
Atualmente é necessário concluir dois procedimentos, na operadora antiga e na nova, para fazer o MNP. Primeiro, é necessário pedir para a operadora atual emitir um “número de reserva MNP” para assinar um contrato com a operadora de transferência. Além de demorado, o ato de exigir taxas de cancelamento dificultava a troca de operadora.
Com o sistema começando no final de maio, os procedimentos do MNP serão concluídos apenas pela empresa de telefonia móvel para a qual se deseja transferir.
A explicação que acompanha o cancelamento também é recebida na operadora da transferência. Neste caso, não haverá necessidade de informar (com antecedência) a operadora antiga.
Fonte: Asahi Shimbum