Foto ilustrativa da Hello Work para os jovens em Aichi (Gov. Aichi)
O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão (MHLW) divulgou na sexta-feira (3) que em janeiro o índice da relação de seleção de candidatos às vagas de trabalho oferecidas diminuiu 0,01 ponto em relação ao mês anterior, pela primeira vez em 2 anos e 5 meses, ficando em 1,35.
Publicidade
O número de candidatos a uma vaga de emprego foi de 1.781.603, um aumento de 0,6% em relação ao mês anterior, e o número de vagas efetivas diminuiu 0,1%, com total de 2.562.353.
Gráfico desde jan/2022 (Nikkei)
Segundo a análise do MHLW, houve uma ampliação no número de pessoas que desejam mudar de emprego para melhorar sua renda, deivido aos aumentos de preços no Japão. Isso elevou a taxa de seleção e recrutamento, indicador de que o número de vagas oferecidas por candidatos ao emprego diminui.
Por outro lado, na análise por segmento, apesar do fato de a escassez de mão de obra continuar nas indústrias de construção e fabricação, o aumento dos custos das matérias-primas continua e a oferta de novas vagas está em queda.
Gráfico desde jan/2022 (Nikkei)
No mesmo dia o Ministério de Assuntos Internos e Comunicações anunciou que a taxa de desemprego em janeiro foi de 2,4%, mostrando queda de 0,1 ponto em relação ao mês anterior. A taxa de desemprego teve queda pela primeira vez em dois meses.
O índice da relação de vagas oferecidas e o número de candidatos ao emprego, é extraído dos dados da Hello Work em todo o Japão. Quanto maior o índice, mais fácil é conseguir uma colocação de trabalho.
Por causa do impacto da epidemia do coronavírus, esse índice chegou a cair para 1,04 em setembro de 2020, mas mostrou sinais de recuperação e em agosto de 2022 chegou ao nível de 1,3 e atualmente está em 1,35.
Fontes: ANN e Nikkei