Por volta das 15h40 de quarta-feira (8), uma mulher de Kitanagoia (Aichi), arubaito, 68 anos, que estava a turismo na área de Iwami Ginzan, patrimônio mundial, em Oda (Shimane), sofreu um acidente.
Ela se encostou em uma cerca de proteção de madeira, a qual rompeu e caiu no Rio Ginzan, a 3,9 metros abaixo. Uma outra pessoa da excursão que estava perto ligou para o 119. Foi levada para o hospital, onde faleceu 3 horas depois.
De acordo com a Prefeitura de Oda e a polícia, a cerca de proteção foi instalada em 2009 e tinha aproximadamente 3 metros de largura e 0,8 metro de altura. Após ser informada pelos moradores em abril de 2021 e confirmar a corrosão, a cidade respondeu colocando cones de alerta e amarrando cordas em pilares e cercas para impedir a aproximação. Estava programada para ser reparada em 2023.
O local onde ocorreu o acidente fatal faz parte da área designada como Patrimônio Mundial da Unesco, pois é histórica, onde funcionou a mina de prata Iwami Ginzan no passado. Essa ponte onde ocorreu o acidente é um dos locais mais procurados pelos turistas para tirar fotos e gravar vídeos.
Fontes: San’in Chuo e NKT