A Agência de Meteorologia do Japão (AMJ) divulgou sobre o boletim de monitoramento do fenômeno El Niño, pois acredita-se que o outro, o La Niña, o qual começou no outono de 2021, tenha terminado.
Existe uma grande possibilidade de que as condições climáticas sejam normais na primavera, mas há possibilidade do El Niño surgir no verão. Por enquanto, a previsão indica que essa estação esteja dentro da normalidade.
Segundo o boletim de monitoramento de fevereiro, a temperatura da superfície do mar foi de -0,1ºC, o que é próximo do valor de referência.
O modelo acoplado à atmosfera e ao oceano prevê que a temperatura da superfície do mar na área de monitoramento do El Niño permanecerá mais alta ou próxima do valor de referência durante o verão.
O que acontece caso o El Niño seja confirmado
Com base no exposto, é altamente provável que as condições normais continuem na primavera (70%) e a possibilidade de ocorrência do El Niño no verão é de 50%. Se ocorrer, deverá persistir até o outono.
O fenômeno El Niño, que ocorre no Oceano Pacífico, altera a temperatura da superfície, afeta a atmosfera, causando condições inusitadas como a distribuição de áreas de pressão atmosférica em diversas partes do mundo, incluindo o Japão.
Quando ele ocorre, muda as condições climáticas do Japão, como verão mais fresco e inverno mais quente. Mas, não é só isso: o El Niño aumenta o número de tufões e de tempestades. Em outros locais podem surgir mais furacões e ciclones tropicais.
Fontes: Tenki e El Comercio