A geologia da Ilha vulcânica de Trindade do Brasil fascina cientistas há anos, mas a descoberta de rochas formadas por detritos de plástico nesse refúgio remoto de tartarugas está causando preocupação.
Plástico derretido ficou interligado a rochas na ilha, localizada a 1.140Km de distância do estado do Espírito Santo, o que pesquisadores dizem ser evidência de crescente influência humana nos ciclos geológicos da Terra.
“Isso é novo e terrível ao mesmo tempo, porque a poluição chegou à geologia”, disse Fernanda Avelar Santos, geóloga na Universidade Federal do Paraná.
Fernanda e sua equipe realizaram testes químicos e descobriram quais tipos de plásticos estão nas rochas chamadas de “plastiglomerados” porque são feitos de uma mistura de grânulos sedimentares e outros detritos sustentados por plástico.
“Identificamos que (a poluição) vem principalmente de redes de pesca, que são detritos muito comuns nas praias da Ilha de Trindade”, disse Santos.
“(As redes) são levadas por correntes marinhas e se acumulam na praia. Quando a temperatura aumenta, esse plástico derrete e fica integrado no material natural da praia”.
A Ilha de Trindade é um dos locais de conservação mais importantes do mundo para tartarugas- verdes, com milhares chegando a cada ano para botar ovos.
Os únicos habitantes humanos da Ilha de Trindade são membros da Marinha do Brasil, que mantêm uma base no local e protegem as tartarugas.
The geology of Brazil’s volcanic Trindade Island has fascinated scientists for years, but the discovery of rocks made from plastic debris in this remote turtle refuge is sparking alarm https://t.co/xmWl2KTEIy
— CNN (@CNN) March 16, 2023
Fonte: CNN