O governo da província de Kagawa, no oeste do Japão, tem pedido a operadores de hotéis locais que parem de solicitar documento de identificação de residentes estrangeiros no momento do check in, disseram responsáveis locais na quinta-feira (16).
Citando um aviso emitido na segunda-feira (13) pelo governo provincial de Kagawa a operadores de hotéis, os responsáveis disseram que é “problemático com base em direitos humanos” pedir a residentes estrangeiros que mostrem seus passaportes ou outras formas de identificação quando fazerem check in em um hotel.
A lei de negócios hoteleiros exige que apenas estrangeiros que vivem fora do Japão apresentem um documento de identificação, entretanto, recepcionistas ocasionalmente pedem um ID para estrangeiros que moram no país tendo como base seus nomes ou aparência.
“Se um hóspede fornece um endereço nacional, mesmo se seu nome ou outra informação sugira que ele é um cidadão estrangeiro, nenhuma outra confirmação é exigida”, diz o aviso.
O aviso surge após um caso em agosto do ano passado em que uma sul-coreana moradora de Osaka ter sido solicitada a apresentar seu cartão de residência antes de sua estada em um hotel na cidade de Utazu (Kagawa).
Casos similares surgiram em outras acomodações no país, com algumas até determinando em seus sites que elas “recusarão” hóspedes que não cumprem.
“Enquanto não haja qualquer má intenção por trás dos pedidos, eles são efetivamente uma violação de direitos humanos”, disse um responsável do governo provincial de Kagawa.
Fonte: Mainichi