O Japão está suspendendo a última de suas restrições relacionadas à carne bovina canadense, após a encefalopatia espongiforme bovina (BSE), popularmente conhecida como doença da vaca louca, ter devastado a indústria de gado do país na América do Norte.
O governo federal diz que o Japão está reabrindo suas portas para a carne bovina processada e hambúrgueres bovinos do Canadá.
A medida dá fim às barreiras de acesso a mercados que o Japão colocou em vigor no ano de 2003, após um caso de doença da vaca louca ter sido descoberto em Alberta.
Enquanto inicialmente o Japão tenha fechado suas fronteiras a toda carne bovina canadense, ele vem suspendendo restrições em estágios ao longo dos anos, mais recentemente com sua decisão de 2019 de começar a aceitar carne de gado com mais de 30 meses de idade.
O governo federal diz que o Japão é agora o segundo maior mercado para carne bovina do Canadá, com exportações no valor de US$518 milhões em 2022.
Cerca de 40 países fecharam suas fronteiras para a carne bovina canadense durante o auge da crise de BSE de 2003, resultando em bilhões de dólares em prejuízos para a indústria.
Fonte: The Star