A Agência Central de Notícias da Coreia do Norte (KCNA), estatal, informou na terça-feira (28) que Kim Jong-un, secretário-geral do Partido dos Trabalhadores da Coreia, orientou o “projeto de armamento nuclear” no dia anterior, no Instituto de Armas Nucleares da RPDC.
“Devemos continuar a estimular a produção de armas nucleares poderosas, expandindo a produção de materiais para armas com uma visão”, disse Kim, acrescentando que deu instruções para acelerar o aumento da produção de armas nucleares.
A KCNA também divulgou uma foto de Kim com o que parece ser uma ogiva nuclear. Poderia ser uma “ogiva nuclear tática” para mísseis balísticos de curto alcance. Esta é a primeira vez que a Coreia do Norte torna público o que parece ser uma ogiva nuclear tática.
Desde o início de março, a Coreia do Norte se opõe fortemente aos Estados Unidos e à vizinha Coreia do Sul, que continuam realizando exercícios militares conjuntos, e respondeu lançando mísseis a cada poucos dias. Se os dois países continuarem a pressionar a Coreia do Norte por meio de exercícios, o próprio Kim reafirmou sua disposição de responder acelerando o desenvolvimento nuclear e de mísseis.
Segundo a mesma agência de notícias, Kim Jong-un informou sobre os projetos em que o Instituto de Pesquisa de Armas Nucleares vem trabalhando nos últimos anos e a produção real de armas nucleares. Ele revisou o plano e as ordens de contra-ataque nuclear.
Fontes: KCNA, NHK e Mainichi