Com o céu mais limpo e temperaturas subindo, os polens do cipreste se juntaram aos do cedro na dispersão, para piorar ainda mais a situação.
À esq. cedro e à dir. cipreste (ANN)
Se a situação da dispersão dos polens de cedro já estava ruim, agora piorou, pois é como se o oponente recebesse dois golpes seguidos do boxeador, pois junta-se também os do cipreste japonês chamado de hinoki.
Publicidade
Apesar do tempo estar muito favorável para as flores das cerejeiras, está alarmante para quem tem alergia aos polens, chamada de polinose ou kafunsho em japonês.
Dispersões dos dois tipos de polens no arquipélago (Tenki)
Segundo os boletins meteorológicos, a semana toda com poucas nuvens e com temperaturas de primavera, reúne as condições ideais para a dispersão dos pólens.
Por isso, a recomendação é de aumentar a guarda: sair com chapéu, óculos de proteção, máscara, produtos para enxágue bucal e nasal.
Ao chegar em casa, bater a roupa e os cabelos antes de abrir a porta para retirar os polens, fazer enxágue bucal e nasal, lavar o rosto ou tomar um banho logo.
Como os polens acabam entrando em casa, deve passar aspirador de pó e depois um pano úmido, seja no tatami, piso ou tapete.
De Aichi a Fukuoka a situação é tensa, pois como se previa o nível de dispersão é elevadíssimo (Tenki)
Como é preciso ventilar a casa, a recomendação é abrir no máximo 10 centímetros das janelas e cobrir a entrada de ar com a cortina de renda. E, claro, lavar as cortinas e roupas de cama com a maior frequência possível nesta época.
Aqui no Portal Mie encontrará algumas matérias úteis em relação à polinose como:
Cuide-se!
Fontes: Tenki, Yahoo! e WeatherNews