A AIDA CCI – Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro, esteve na 8th Metal Japan numa ação integrada no seu projeto ADE – Aveiro Digital Export que tem como principal objetivo transferir conhecimento em matéria de utilização de plataformas digitais como forma de fomentar a internacionalização das empresas, nomeadamente pela via do aumento das exportações, capacitando-as e incentivando-as. Outro dos objetivos é promover a região de Aveiro como um destino privilegiado em termos de investimento internacional.
Assim, destacamos que a região de Aveiro apresenta um sólido tecido empresarial, sendo que 43.813 empresas se encontram lá sediadas. Isto significa que existem 26 empresas por cada quilômetro quadrado. Em 2019, o volume de negócios das empresas sediadas na cidade corresponde a +15Mm e o valor acrescentado bruto a +3.5Mm.
É de destacar o crescimento de novas empresas na região (5.697), sendo 156 as novas empresas em setores de alta e média-alta tecnologia, tendo este valor subido 8% comparado ao ano anterior.
Os principais setores de atividade da Região de Aveiro são as Indústrias Transformadoras (46%) e o Comércio por Grosso e a Retalho; Reparação de Veículos Automóveis e motociclos (32%). Já quanto às indústrias, podemos destacar como principais as de fabricação de produtos metálicos (14%) e a fabricação de produtos químicos e de fibras sintéticas ou artificiais (13%). A presença de várias empresas multinacionais dá origem a uma forte dinâmica local e internacional, que contribuiu para exponenciar o desenvolvimento e relevância do tecido empresarial do Distrito de Aveiro.
Algumas das empresas que constam no top 10 de empresas de Aveiro, com melhores resultados e/ou volumes de venda são, por exemplo, a Prio Supply S.A. (fabricação de produtos petrolíferos refinados); a Faurecia (fabricação de componentes e acessórios para veículos automóveis) e a Amorim Cork Composites, S.A. (fabricação e comércio de artigos de cortiça e correlativos, cortiça borracha, borracha e seus derivados).
As diferentes distinções atribuídas à região de Aveiro reforçam a sua elevada atratividade ao nível da qualidade de vida, do turismo e do ambiente propício à realização de negócios.
Aveiro é a 7ª Cidade portuguesa com melhor qualidade de vida, encontrando-se à frente do Porto e de Lisboa. Apresenta, ainda, um índice de qualidade ambiental de 96,2 no ano de 2019.
Foi feito um investimento na proteção da biodiversidade e paisagem dos municípios da Região de Aveiro, em 2020, no valor de 337 000€. A proporção de resíduos urbanos preparados para reutilização e reciclagem é de 78,8%.
Mais informações em www.aida.pt.
Fonte: Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro