O impacto das visitas de prospecção no Aveiro Digital Export

No que se refere ao Japão há um aumento progressivo do investimento japonês em projetos de relevância em Portugal.

Distrito de Aveiro em Portugal (cedida)

Uma das áreas mais relevantes do projeto ADE – Aveiro Digital Export são as visitas de prospecção e participação em feiras, o que permitiu à AIDA CCI (Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro) perceber nos locais as oportunidades de negócios e possíveis parcerias que poderiam ser interessantes para as empresas do distrito de Aveiro.

Publicidade

A seleção dos mercados internacionais teve por base a análise da sua atratividade, o perfil macroeconômico e digital e propensão para o estabelecimento de relações comerciais de negócio. Desta análise, verificou-se que mercados como o Dubai, Canadá, Estados Unidos da América, Itália, Países Baixos e Japão apresentam oportunidades em nichos de mercados para as PME do distrito de Aveiro, muito interessantes.

Através destas visitas destaca-se ainda o contacto com entidades congêneres de mercados estrangeiros que permitiram também iniciar a criação de estruturas de apoio e redes de cooperação entre empresas.

No que se refere ao Japão, tem-se vindo a registrar, nos últimos anos, um aumento progressivo do investimento japonês em projetos de relevância em Portugal, sendo ainda de assinalar o interesse crescente das empresas tecnológicas portuguesas neste mercado.

Portugal tem uma boa imagem no Japão, pois é considerado um país seguro e acolhedor, sendo ainda membro da União Europeia, tornando este, um mercado cada vez mais imprescindível no processo de internacionalização das empresas portuguesas.

Em termos de oportunidades de negócio, este será um mercado interessante para produtos alimentares, vinhos, produtos de cortiça, materiais de construção, indústria farmacêutica, tecnologias de informação, entre outras.

É importante referir que a presença da AIDA CCI na “8th Metal Japan” foi uma grande oportunidade para perceber como se poderá aumentar a presença do tecido empresarial de Aveiro neste mercado.

Saiba mais sobre o Aveiro Digital Export em www.aida.pt.

Fonte: Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

Aveiro Digital Export em números

Publicado em 1 de abril de 2023, em Notícias do Mundo

O ADE, Aveiro Digital Export, integrou a realização de cerca de 7 tipos de iniciativas diferentes que envolveram diretamente mais de 500 empresários do distrito.

Imagem ilustrativa

O projeto promovido pela AIDA – Câmara de Comércio e Indústria de Aveiro – engloba vários tipos de iniciativas diferentes que foram desenvolvidas até ao final deste mês de março, para proporcionar uma experiência produtiva e enriquecedora aos empresários do distrito de Aveiro.

Publicidade

O ADE integrou a realização de cerca de 7 tipos de iniciativas diferentes que envolveram diretamente mais de 500 empresários do distrito.

No decorrer do projeto, foram organizados 3 eventos diferentes que tiveram como objetivo partilhar conhecimentos em matérias como comércio e exportação digital e identificação e estudo dos mercados alvo: uma webinar sobre comércio digital no contexto pós pandemia (outubro de 2021); outra sobre exportação digital (fevereiro de 2022) e uma Sessão relacionada com os mercados alvo.

Foram também desenvolvidos e analisados 2 surveys (196 inquiridos) para avaliar os resultados e o impacto do projeto em geral.

Com o objetivo específico de dotar as PME de competências necessárias à intensificação do seu impacto digital e internacional foram realizadas 60 sessões de capacitação – os Digital Labs, com ações a decorrer em todos os municípios do Distrito de Aveiro, que contaram com um total de 973 participações.

Relativamente às sessões de conhecimento e prospecção de mercados externos, podemos contabilizar um total de 8 feiras internacionais nas quais estiveram presentes, para além da AIDA CCI, algumas empresas portuguesas. Foram aqui selecionados os mercados que poderiam ser mais vantajosos para as PME, tendo em conta o nível de importações dos países estrangeiros e o tipo de produtos importados. Deste modo, para as visitas de prospecção, foram escolhidos países como: Canadá, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos da América, Japão, Países Baixos e Itália. Com isto, o objetivo passou por promover as nossas empresas e atrair investimento para o Distrito de Aveiro.

Foram também elaborados dois guias de apoio às empresas e aos respectivos investidores internacionais (Guia de Exportação Digital e Guia de Apoio ao Investidor Internacional), três estudos que permitiram a partilha de conhecimento com as PME nas sessões promovidas (Estudo de Melhores Práticas de Exportação, Digital World Book e Estudo Mercados-alvo) e 10 White Papers informativos (sobre ferramentas digitais e marketing) que serviram de base para os Digital Labs distribuídos pelo distrito de Aveiro.

Tendo como propósito promover o tecido empresarial da região de Aveiro e atrair camadas de investidores internacionais para a cidade foi também realizado um vídeo promocional com o título “Invest in the Aveiro Region”.

As várias iniciativas desenvolvidas ao longo do projeto contaram com o apoio de mais de 15 entidades que, pela sua área de especialização, notoriedade e nível de conhecimento nas temáticas da exportação e da digitalização permitiram acrescentar valor e impulsionar uma evolução às mais de 400 PME do Distrito de Aveiro.

Saiba mais sobre o Aveiro Digital Export em www.aida.pt.

Fonte: AIDA – Câmara de Comércio e Indústria de Aveiro

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
Estude NIHONGO com o Kumon!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!