Conheça as potencialidades de Aveiro

Aveiro é a 7ª Cidade portuguesa com melhor qualidade de vida, encontrando-se à frente do Porto e de Lisboa.

Imagem ilustrativa (banco de imagens)

A AIDA CCI – Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro, esteve na 8th Metal Japan numa ação integrada no seu projeto ADE – Aveiro Digital Export que tem como principal objetivo transferir conhecimento em matéria de utilização de plataformas digitais como forma de fomentar a internacionalização das empresas, nomeadamente pela via do aumento das exportações, capacitando-as e incentivando-as. Outro dos objetivos é promover a região de Aveiro como um destino privilegiado em termos de investimento internacional.

Publicidade

Assim, destacamos que a região de Aveiro apresenta um sólido tecido empresarial, sendo que 43.813 empresas se encontram lá sediadas. Isto significa que existem 26 empresas por cada quilômetro quadrado. Em 2019, o volume de negócios das empresas sediadas na cidade corresponde a +15Mm e o valor acrescentado bruto a +3.5Mm.

É de destacar o crescimento de novas empresas na região (5.697), sendo 156 as novas empresas em setores de alta e média-alta tecnologia, tendo este valor subido 8% comparado ao ano anterior.

Os principais setores de atividade da Região de Aveiro são as Indústrias Transformadoras (46%) e o Comércio por Grosso e a Retalho; Reparação de Veículos Automóveis e motociclos (32%). Já quanto às indústrias, podemos destacar como principais as de fabricação de produtos metálicos (14%) e a fabricação de produtos químicos e de fibras sintéticas ou artificiais (13%). A presença de várias empresas multinacionais dá origem a uma forte dinâmica local e internacional, que contribuiu para exponenciar o desenvolvimento e relevância do tecido empresarial do Distrito de Aveiro.

Algumas das empresas que constam no top 10 de empresas de Aveiro, com melhores resultados e/ou volumes de venda são, por exemplo, a Prio Supply S.A. (fabricação de produtos petrolíferos refinados); a Faurecia (fabricação de componentes e acessórios para veículos automóveis) e a Amorim Cork Composites, S.A. (fabricação e comércio de artigos de cortiça e correlativos, cortiça borracha, borracha e seus derivados).

As diferentes distinções atribuídas à região de Aveiro reforçam a sua elevada atratividade ao nível da qualidade de vida, do turismo e do ambiente propício à realização de negócios.

Aveiro é a 7ª Cidade portuguesa com melhor qualidade de vida, encontrando-se à frente do Porto e de Lisboa. Apresenta, ainda, um índice de qualidade ambiental de 96,2 no ano de 2019.

Foi feito um investimento na proteção da biodiversidade e paisagem dos municípios da Região de Aveiro, em 2020, no valor de 337 000€. A proporção de resíduos urbanos preparados para reutilização e reciclagem é de 78,8%.

Mais informações em www.aida.pt.

Fonte: Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro

+ lidas agora

> >

Vamos Comentar?

--

O impacto das visitas de prospecção no Aveiro Digital Export

Publicado em 1 de abril de 2023, em Notícias do Mundo

No que se refere ao Japão há um aumento progressivo do investimento japonês em projetos de relevância em Portugal.

Distrito de Aveiro em Portugal (cedida)

Uma das áreas mais relevantes do projeto ADE – Aveiro Digital Export são as visitas de prospecção e participação em feiras, o que permitiu à AIDA CCI (Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro) perceber nos locais as oportunidades de negócios e possíveis parcerias que poderiam ser interessantes para as empresas do distrito de Aveiro.

Publicidade

A seleção dos mercados internacionais teve por base a análise da sua atratividade, o perfil macroeconômico e digital e propensão para o estabelecimento de relações comerciais de negócio. Desta análise, verificou-se que mercados como o Dubai, Canadá, Estados Unidos da América, Itália, Países Baixos e Japão apresentam oportunidades em nichos de mercados para as PME do distrito de Aveiro, muito interessantes.

Através destas visitas destaca-se ainda o contacto com entidades congêneres de mercados estrangeiros que permitiram também iniciar a criação de estruturas de apoio e redes de cooperação entre empresas.

No que se refere ao Japão, tem-se vindo a registrar, nos últimos anos, um aumento progressivo do investimento japonês em projetos de relevância em Portugal, sendo ainda de assinalar o interesse crescente das empresas tecnológicas portuguesas neste mercado.

Portugal tem uma boa imagem no Japão, pois é considerado um país seguro e acolhedor, sendo ainda membro da União Europeia, tornando este, um mercado cada vez mais imprescindível no processo de internacionalização das empresas portuguesas.

Em termos de oportunidades de negócio, este será um mercado interessante para produtos alimentares, vinhos, produtos de cortiça, materiais de construção, indústria farmacêutica, tecnologias de informação, entre outras.

É importante referir que a presença da AIDA CCI na “8th Metal Japan” foi uma grande oportunidade para perceber como se poderá aumentar a presença do tecido empresarial de Aveiro neste mercado.

Saiba mais sobre o Aveiro Digital Export em www.aida.pt.

Fonte: Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro

.
Passagens Aereas para o Brasil
Casa Própria no Japão
Empregos no Japão - Konishi Sangyo
Fujiarte - Empregos no Japão
FUJIARTE - Empregos no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
Apartamentos para alugar no Japão
ISA - Empregos no Japão
Banco do Brasil - faça remessas com segurança!
UNINTER - Faculdade ONLINE no Japão!