O projeto promovido pela AIDA – Câmara de Comércio e Indústria de Aveiro – engloba vários tipos de iniciativas diferentes que foram desenvolvidas até ao final deste mês de março, para proporcionar uma experiência produtiva e enriquecedora aos empresários do distrito de Aveiro.
O ADE integrou a realização de cerca de 7 tipos de iniciativas diferentes que envolveram diretamente mais de 500 empresários do distrito.
No decorrer do projeto, foram organizados 3 eventos diferentes que tiveram como objetivo partilhar conhecimentos em matérias como comércio e exportação digital e identificação e estudo dos mercados alvo: uma webinar sobre comércio digital no contexto pós pandemia (outubro de 2021); outra sobre exportação digital (fevereiro de 2022) e uma Sessão relacionada com os mercados alvo.
Foram também desenvolvidos e analisados 2 surveys (196 inquiridos) para avaliar os resultados e o impacto do projeto em geral.
Com o objetivo específico de dotar as PME de competências necessárias à intensificação do seu impacto digital e internacional foram realizadas 60 sessões de capacitação – os Digital Labs, com ações a decorrer em todos os municípios do Distrito de Aveiro, que contaram com um total de 973 participações.
Relativamente às sessões de conhecimento e prospecção de mercados externos, podemos contabilizar um total de 8 feiras internacionais nas quais estiveram presentes, para além da AIDA CCI, algumas empresas portuguesas. Foram aqui selecionados os mercados que poderiam ser mais vantajosos para as PME, tendo em conta o nível de importações dos países estrangeiros e o tipo de produtos importados. Deste modo, para as visitas de prospecção, foram escolhidos países como: Canadá, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos da América, Japão, Países Baixos e Itália. Com isto, o objetivo passou por promover as nossas empresas e atrair investimento para o Distrito de Aveiro.
Foram também elaborados dois guias de apoio às empresas e aos respectivos investidores internacionais (Guia de Exportação Digital e Guia de Apoio ao Investidor Internacional), três estudos que permitiram a partilha de conhecimento com as PME nas sessões promovidas (Estudo de Melhores Práticas de Exportação, Digital World Book e Estudo Mercados-alvo) e 10 White Papers informativos (sobre ferramentas digitais e marketing) que serviram de base para os Digital Labs distribuídos pelo distrito de Aveiro.
Tendo como propósito promover o tecido empresarial da região de Aveiro e atrair camadas de investidores internacionais para a cidade foi também realizado um vídeo promocional com o título “Invest in the Aveiro Region”.
As várias iniciativas desenvolvidas ao longo do projeto contaram com o apoio de mais de 15 entidades que, pela sua área de especialização, notoriedade e nível de conhecimento nas temáticas da exportação e da digitalização permitiram acrescentar valor e impulsionar uma evolução às mais de 400 PME do Distrito de Aveiro.
Saiba mais sobre o Aveiro Digital Export em www.aida.pt.
Fonte: AIDA – Câmara de Comércio e Indústria de Aveiro