A previsão indica que a poeira amarela, chamada de 黄砂, lê-se kosa em japonês, deverá cobrir quase todo o arquipélago japonês, trazida pelo vento oeste, ao ponto de deixar a atmosfera nebulosa, na quarta-feira (12).
As pessoas que têm polinose, a alergia aos polens, devem redobrar os cuidados, pois os sintomas podem piorar. Além disso, recomenda-se evitar estender as roupas lavadas na área externa.
Se esse fenômeno ocorrer no Japão, será a segunda vez este ano desde que foi observado em Niigata em 24 de março. Será a primeira vez em dois anos desde 9 de maio de 2021 se for detectado em 5 ou mais dos 11 pontos de observação em todo o país.
É possível que as províncias banhadas pelo Mar do Japão, especialmente as do norte, terão o céu nebuloso a partir da tarde de quarta-feira, ao ponto da poeira amarela se acumular sobre a superfície dos carros e nas sacadas dos apartamentos até quinta-feira. Mesmo que a chuva pare, é mais seguro secar as roupas dentro de casa.
Em outras áreas, existe a possibilidade de o céu ficar um pouco nublado devido à influência da poeira amarela.
Em resposta à chegada da poeira amarela, a cidade de Pequim, na China, emitiu um alerta às 20h de segunda-feira (10), pedindo às pessoas que se abstenham de reuniões e exercícios ao ar livre.
Acredita-se que esta poeira amarela seja o resultado de uma tempestade de areia que ocorreu na Mongólia e, de acordo com o Observatório Meteorológico Central da China, afetará 18 províncias além de Pequim.
Caso queira ver o movimento da poeira amarela, atualizado de hora em hora, toque aqui.
Fontes: AMJ, WeatherNews e ANN