A Câmara de Comércio Brasileira no Japão realizou o “CCBJ Awards Person of the Year” no dia 12 de abril. O grande homenageado foi o cartunista Mauricio de Sousa.
Ele veio acompanhado da esposa Alice Takeda. A homenagem a Mauricio de Sousa justamente em 2023 tem um significado especial porque a Mônica completa 60 anos neste ano. O evento foi na Embaixada do Brasil em Tóquio.
O cartunista Mauricio de Sousa lembrou que os dez filhos dele inspiraram para a criação de personagens da Turma da Mônica.
“Esse prêmio CCBJ Awards representa um motor para continuar com atividades e lançar produtos no Japão e em outros países da Ásia.
Nessa viagem foi emocionante o contato com as crianças que conhecem os personagens e detalhes da história em quadrinhos da Turma da Mônica.
Fiquei otimista porque tenho um exército no Japão que fala português, me conhece, me respeita e conhece meus personagens.
São crianças que vão ler cada vez mais, aprender dois idiomas e isso me traz mais emoções e mais esperanças nas crianças e em mim também”, finalizou.
O embaixador do Brasil no Japão, Octávio Côrtes, disse, durante o discurso, que “Mauricio de Sousa ajudou a educar e alfabetizar tantos de nós, nossos filhos e nossos netos. A Turma da Mônica ensina conceitos como amizade, respeito e tolerância”.
O presidente da CCBJ, Celso Guiotoko, ressaltou que “nos negócios também podemos dizer que essa mensagem da Turma da Mônica é importante. O sucesso tem essa base já citada como amizade e respeito”.
O cônsul-geral do Brasil em Tóquio, embaixador Guilherme Patriota, enfatizou que a história em quadrinhos da Turma da Mônica faz parte do acervo do Museu da Migração Japonesa ao Exterior, localizado em Yokohama, mostrando a importância do acervo dos gibis do Brasil.
O prêmio existe desde 2009 com o objetivo de prestar homenagem para empresários brasileiros e japoneses de destaque na relação bilateral.
Troféu
O troféu “CCBJ Awards Person of the Year” é uma réplica da obra da artista Tomie Ohtake. É semelhante à grande escultura que fica na entrada do Aeroporto Internacional de São Paulo, simbolizando a relação Brasil-Japão. A CCBJ tem autorização do Instituto Tomie Ohtake para confeccionar esse troféu.
Tomie Ohtake nasceu em Quioto e foi ao Brasil em 1936. Ela ganhou inúmeros prêmios, assim como fez muitas exposições das obras. A artista faleceu em 2015.
O evento teve a presença de mais de 60 pessoas. Cada um recebeu um guia do CCBJ Awards Person of the Year. As seguintes empresas colaboraram para o guia: Kyodai Remittance, Kowa Corporation e Alfainter.
O evento contou com o apoio da Embaixada do Brasil em Tóquio.
Crédito das fotos: Jonathan Sander Texto: Neide Hayama