O Japão poderia enfrentar uma grande “nona onda” da pandemia de coronavírus no futuro, alertou um grupo de especialistas na quarta-feira (19), com o Ministério da Saúde citando um aumento recente nos casos de uma nova e contagiosa subvariante do vírus.
“Uma possibilidade permanece que ela será maior do que a oitava onda”, disseram os especialistas em uma posição apresentada em reunião.
O grupo envolve Takaji Wakita, que lidera um painel consultivo para o ministério sobre medidas contra a covid-19.
“Precisamos continuar a tomar medidas para os idosos, que estão sob alto risco de morrer (em decorrência do vírus) a aqueles com comorbidades”, disseram eles, destacando a necessidade de vacinações de reforço e esforços adicionais para prevenir infecções em asilos e instituições médicas.
Eles também apontaram que devido à população em envelhecimento, o Japão pode ver sua taxa de mortalidade continuar alta comparada com outros países.
O número de infecções por coronavírus no Japão reportado na semana até a terça-feira (18) foi 1.06 vez aquele da semana anterior, com 33 das 47 províncias registrando um aumento, de acordo com o ministério.
O ministro da Saúde, Trabalho e Bem-Estar, Katsunobu Kato, que participou da reunião, disse que o número de novas infecções começou a crescer gradualmente no Japão enquanto citou um aumento na proporção desses sendo a subvariante XBB.1.5 da ômicron.
“Há possibilidade de infecções se espalharem no verão”, disse ele.
Fonte: Mainichi