O Japão continua passando pela crise dos ovos de galinha por causa da epidemia da gripe aviária.
Para ter uma ideia da gravidade, a província de Hokkaido tinha 5,26 milhões de aves poedeiras, das quais 1,2 milhão foram abatidas por causa da doença. Assim, ocorreu o mesmo em quase todas as províncias do Japão.
A solução encontrada para abastecer o mercado interno, principalmente as indústrias alimentícias, está sendo a importação.
O país vizinho, Taiwan também já está importando de diversos países, segundo o que se viu nas caixas dos ovos, com adesivos da Turquia, Taiwan, Austrália e Estados Unidos. A reportagem visitou 5 supermercados e o que viu foram bandejas com 10 unidades e compra limitada a 2 unidades por pessoa. O preço convertido na moeda japonesa é de 300 ienes.
Esse produto fresco é transportado a uma temperatura bem baixa, próxima ao do congelamento, de 2ºC. Dependendo do país, o tempo de transporte é longo.
Segundo o repórter, os ovos do Brasil levam entre 30 e 45 dias para chegar, por causa da distância.
Explicou que o Brasil, por estar situado do outro lado do Japão tem estação oposta e, além disso, não foi afetado pela gripe aviária, o que permite a importação com segurança.
O objetivo principal é atender à demanda dos fabricantes de produtos processados como pães, bolos e ovos fritos. Se essas empresas consumirem os importados, pode ser que os consumidores finais do Japão possam comprar os ovos um pouco mais baratos daqui em diante.
Fonte: J-Cast