O conflito no Sudão, país da África, já tirou a vida de mais de 400 pessoas e mais de 3 mil ficaram feridas. Em meio a esse cenário de violência, o governo japonês enviou 3 aeronaves das Forças de Autodefesa do Japão (JASDF) para Jibuti, país vizinho, as quais chegaram no domingo (23).
Assim, cerca de 60 pessoas no total, japoneses e funcionários da Organização das Nações Unidas (ONU) que se viajam por terra de Cartum, capital do Sudão, serão trazidas de volta ao Japão.
Os demais países também estão acelerando os movimentos de evacuação. O grupo paramilitar sudanês RSF também disse ter “tomado as providências necessárias” para o retorno seguro dos diplomatas americanos e suas famílias.
Ao que tudo indica, pretende-se apelar à atitude de consideração pela humanidade, e o exército opositor sudanês pretende também dar o apoio necessário à evacuação das pessoas de cada país.
“Na cidade de Cartum, os combates continuam, inclusive ao redor do aeroporto internacional, e a situação local é instável. Ainda há falta de energia e falta de água na área”, disse Hirokazu Matsuno, secretário-geral do Gabinete do Japão, na segunda-feira (24).
Fontes: JNN e NHK