A gigante varejista japonesa Aeon anunciou na terça-feira (25) que concordou em comprar a Inageya, sediada em Tóquio, uma grande rede de supermercados na área metropolitana.
A Aeon tem a intenção de investir dezenas de bilhões de ienes para aumentar sua participação na Inageya, de 17% para mais de 50%, até o fim de fevereiro de 2024.
A alta direção das 2 companhias concordaram com uma participação aumentada da Aeon na Inageya, segundo pessoas com conhecimento do assunto.
Primeiro, a Aeon tornará a Inageya uma subsidiária consolidada. Dentro de poucos anos ela fará investimentos adicionais e tornará a Inageya uma subsidiária da United Super Markets Holdings, uma outra rede de supermercados que opera sob o guarda-chuva da Aeon, que é dona do Maruetsu Inc. Kasumi Co. e MaxValu Kanto Co.
Combinadas, estima-se que a Inageya e a United Super Markets Holdings tenham realizado vendas de aproximadamente ¥960 bilhões (US$7,2 bilhões) no ano que terminou em março. Isso a tornaria a principal operadora de supermercados no Japão em vendas.
Apesar da demanda extra gerada pela pandemia, o crescimento da Inageya paralisou e ela teve dificuldade em obter lucros.
A Inageya foi fundada em 1900 como um mercado de peixes frescos em Tóquio. Após a 2ª Guerra Mundial, ela se tornou um supermercado.
A Aeon tem cerca de 5,3 mil supermercados e outras lojas no Japão. Acrescentando a rede da Inageya expandirá ainda mais sua aquisição. Com mais dinheiro em mãos, ela espera ser capaz de abrir novas lojas da Inageya.
Fonte: Asia Nikkei