A Asahi Breweries anunciou que vai aumentar o preço de 307 bebidas alcoólicas, em resposta aos altos preços das matérias-primas, a partir de 1.º de outubro. Outros gigantes da cerveja poderão fazer o mesmo.
Será o primeiro aumento de preço em um ano desde outubro de 2022. Os alvos incluem garrafas comerciais e barris da cerveja emblemática Asahi Super Dry, barris da terceira cerveja Clear Asahi, happoshu (cerveja com baixo teor de malte), shochu e vinho importado.
Por outro lado, com a revisão do imposto sobre as bebidas alcoólicas a partir de 1.º de outubro, de 6,65 ienes por lata de 350ml de cerveja e 9,19 ienes por lata das cervejas do 3.º setor, a cerveja Super Dry terá o preço rebaixado em torno de 6 ienes. O preço do chopp em lata (生ジョッキ缶) não deverá sofrer alteração.
As principais cervejarias estão lutando com os altos preços de matérias-primas como cevada e alumínio. A Asahi Group Holdings espera que os custos aumentem em cerca de 100 bilhões de ienes no ano fiscal que termina em dezembro de 2023 devido aos altos custos das matérias-primas.
A Kirin Holdings também calcula que os custos aumentem de 50 para 55 bilhões neste ano fiscal.
Fontes: ANN e Nikkei