Como acontece em todos os feriados, a previsão dos congestionamentos nas vias expressas não será diferente na Golden Week deste ano, especialmente depois da queda das restrições em relação à infecção pelo coronavírus.
De volta à terra natal para visitar os familiares ou viagens de turismo, milhares de pessoas se deslocam de carro usando as vias expressas. No primeiro dia do feriado, sábado (29), a previsão é de 32 engarrafamentos de 10 quilômetros ou mais nas principais vias expressas do país.
No Japão, classifica-se “descida” o sentido contrário a Tóquio e “subida” as pistas voltadas para a capital japonesa.
Descida no sábado das principais vias expressas
- Tomei: por volta das 7h, 20 km perto de Ayase SIC (smart IC) e 20 km nas imediações de Hadano-Nakai IC
- Chuo: por volta das 6h, 10 km perto de Sagamiko IC e 10 km perto do ponto de ônibus Hino por volta das 7h
- Meishin: por volta das 8h, 10 km perto de Ichinomiya IC
- Hanshin, Kobe Line: 18 km perto de Kyobashi por volta das 8h
Subida das principais vias expressas
- Meishin: 15km perto de Otsu IC por volta das 9h
- Keiji by Pass: 10 km perto do túnel Uji (Quioto) por volta das 8h
Na tarde do sábado, estão previstos engarrafamentos nas pistas que retornam às áreas urbanas como Tóquio, Osaka e Nagoia.
Durante a Golden Week deste ano prevê-se que haverá 356 engarrafamentos de 10 quilômetros ou mais, tanto nas pistas de subida e de descida. Os dias mais movimentados deverão ser 3 e 4 de maio no sentido contrário a Tóquio; e 3, 4 e 5 de maio para o sentido à capital japonesa.
A NEXCO sugere evitar os engarrafamentos mudando os dias e horários de tráfego.
Além disso, relembra o uso do cinto de segurança em todos os assentos, além de recomendar pausas frequentes nas paradas, cuidado para não diminuir a velocidade nas subidas, evitar diminuir muito a distância entre os carros e evitar mudar de faixa mais do que o necessário, a fim de cooperar com a redução do congestionamento.
Vale lembrar que no período de 29 de abril a 7 de maio a NEXCO não aplicará o desconto de férias nas vias expressas, portanto, as tarifas serão normais.
Para conferir como estão as vias expressas, em tempo real, toque aqui.
Fontes: NEXCO e Kuruma News