A Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) está planejando abrir um escritório de ligação em Tóquio, o primeiro do tipo na Ásia, soube o site Asia Nikkei em reportagem divulgada nesta quarta-feira (3).
A estação permitirá que a aliança militar conduza consultas periódicas com o Japão e parceiros principais na região, como a Coreia do Sul, Austrália e Nova Zelândia, enquanto a China surge como novo desafio, junto com seu foco tradicional na Rússia.
A Otan e o Japão também atualizaram sua cooperação, visando assinar um Programa de Parceria Individualmente Adaptado (ITPP) antes da cúpula da aliança militar em Vilnius, na Lituânia, em 11 e 12 de julho.
Os dois lados aprofundarão colaboração no combate a ameaças virtuais, coordenarão posições sobre tecnologias emergentes e prejudiciais e trocarão ações sobre combate à desinformação.
Os planos foram confirmados por autoridades japonesas e da Otan.
A ideia de abrir um escritório de ligação foi discutida pela primeira vez entre o primeiro-ministro Fumio Kishida e o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, quando esse último visitou Tóquio no fim de janeiro.
Em meados de abril, a aliança circulou um projeto de proposta entre seus 31 membros, segundo uma pessoa com conhecimento do assunto.
O plano é abrir um escritório de ligação em Tóquio no ano que vem. Se o lado japonês fornecerá o espaço ou se a Otan fundará a estação ainda está sob negociação.
A Otan tem escritórios similares nas Nações Unidas em Nova Iorque, a Organização para Segurança e Cooperação na Europa em Viena, assim como na Geórgia, Ucrânia, Bósnia e Herzegovina, Moldávia e Kuwait.
Fonte: Asia Nikkei