Autoridades no Departamento de Saúde Pública de Los Angeles (LACDPH), nos EUA, disseram que a nova subvariante da covid-19 pode fazer com que o branco dos olhos fique rosa (pink eyes), após confirmarem 3 casos da cepa em 27 de abril.
Dados observacionais registrados pelo LACDPH sugerem que aqueles infectados pela cepa XBB.1.16 da ômicron que se espalha rapidamente, melhor conhecida como Arcturus, têm sintomas de conjuntivite.
De acordo com uma declaração emitida pelo LACDPH, “é muito cedo para saber com certeza se a XBB.1.16 está realmente associada a taxas mais altas de conjuntivite, em meio a uma temporada já ativa de alergia ao pólen no sul da Califórnia”.
“Residentes devem ter consciência de que olhos vermelhos que coçam e lacrimejam podem ser um sinal de infecção por Covid e que esses sintomas não devem ser simplesmente descartados como resultado de alergias sazonais ou do pólen”, continua a declaração.
Segundo o LACDPH, visto que a nova cepa é uma versão da variante ômicron, uma das mais de 600, “é provável que vacinas atuais continuem protegendo e sejam capazes de evitar doença severa”.
A Arctrurs, que foi descoberta na Índia em janeiro, está atualmente sendo monitorada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma “variante de interesse” após ter sido descoberta que ela é 1,2 vez mais infecciosa do que a variante anterior Kraken.
Fonte: NYP