
A Arexvy é aprovada para prevenir a doença causada pelo RSV em indivíduos com idade igual ou superior a 60 anos (NHK)
A Administração de Alimentos e Medicamento (FDA) dos EUA diz que aprovou a primeira vacina contra o vírus sincicial respiratório (RSV, sigla em inglês), para uso no país.
Segundo a FDA, a Arexvy é aprovada para prevenir a doença causada pelo RSV em indivíduos com idade igual ou superior a 60 anos.
A vacina foi desenvolvida pela farmacêutica britânica GlaxoSmithKline (GSK). Esse é o primeiro imunizante contra RSV para adultos mais velhos a ser aprovado no mundo.
Artigos relacionados
Sintomas do RSV incluem aqueles similares à gripe comum, como febre e tosse. Mas o vírus também pode causar pneumonia, principalmente entre crianças pequenas e idosos.
A FDA diz que cerca de 12,5 mil pessoas tomaram a vacina em um ensaio clínico e que o imunizante reduziu o risco de desenvolver sintomas e o risco de casos severos.
Entretanto, a FDA diz que os participantes tiveram fibrilação atrial, um tipo de pulsação irregular, 30 dias após a vacinação.
A administração diz que a farmacêutica continuará a avaliar a situação em um estudo pós-comercialização.
A FDA diz que adultos mais velhos, em particular aqueles com comorbidades incluindo doença cardíaca e pulmonar, ou sistemas imunes enfraquecidos, estão sob maior risco de doença severa causada pelo RSV.
Ela diz que a aprovação da vacina é “uma conquista de saúde pública importante a fim de prevenir doença que pode ser fatal”.
Fonte: NHK







