Um veículo especial chinês experimental retornou à Terra nesta segunda-feira (8) após ficar em órbita por 276 dias, divulgou a mídia estatal, concluindo uma missão emblemática para testar tecnologias espaciais reutilizáveis do país.
O veículo espacial não tripulado retornou ao centro de lançamento de Jiuquan no noroeste da China nesta segunda-feira, de acordo com a mídia local.
Nenhum detalhe foi fornecido sobre qual veículo espacial era, quais tecnologias foram testadas, o quão alto ele voou e para onde sua órbita o levou desde o lançamento no início de agosto de 2022. Imagens do veículo ainda serão divulgadas para o público.
O teste marca um avanço “importante” na tecnologia reutilizável de veículos espaciais que oferecerá uma maneira mais conveniente e econômica de organizar missões espaciais, divulgou a mídia estatal.
Em 2021, o que pode ter sido um veículo espacial similar voou na borda do espaço e retornou à Terra no mesmo dia em uma missão que também foi amplamente mantida em segredo. Ele pousou na Terra “horizontalmente”, de acordo com a principal contratante espacial da China na época.
Comentaristas na mídia social chinesa especulam que Pequim vem desenvolvendo um veículo espacial como o X-37B da Força Aérea dos EUA, um avião espacial autônomo que pode continuar em órbita por anos.
O X-37B não tripulado e reutilizável retornou à Terra em novembro do ano passado em sua sexta e mais recente missão, após mais de 900 dias em órbita.
Fonte: Asia Nikkei