Quando pessoas foram entrevistadas no Japão para saber sobre a cor da tarja em suas habilitações em uma pesquisa realizada em fevereiro de 2023 pela Mitsui Sumitomo Insurance Company, 76% responderam que tinham uma carteira ouro, uma forma de provar ser um motorista excelente.
Entretanto, 1 em cada 3 dessas pessoas com carta ouro reconheceu que era “motorista de papel”, um termo usado no Japão para alguém que tem uma habilitação, mas não dirige, e que isso foi a razão pela qual elas não têm registros de acidentes ou violações.
No Japão, a primeira habilitação é verde, enquanto uma segunda, que é azul, é emitida na primeira renovação. Uma ouro é concedida aos motoristas que não têm registro de acidentes ou violações no tráfego por 5 anos.
Foi perguntado a 400 motoristas com carteira ouro quanto tempo tinha se passado desde a última vez que dirigiram regularmente. Mais da metade respondeu “10 anos ou mais”, e 73,3% das pessoas que não dirigiram tinha se passado 3 anos ou mais.
Dentre as razões para não dirigir, as mulheres foram mais afetadas por dificuldades psicológicas, com 77% dizendo que tinham “medo de dirigir” e 57,7% que “não queriam causar acidentes”. Para os homens os motivos foram “não ter um carro” para 49,5% e “podem usar transporte público” para 39,5%.
Em relação às principais razões pelas quais as pessoas continuavam a renovar suas habilitações, apesar de não dirigir, 56,3% disseram que acreditavam que “poderiam dirigir no futuro” e 52,1% porque a habilitação “pode ser usada como identificação com foto”.
Cerca da metade dos motoristas de papel disse que eles queriam começar a dirigir. Comentários dos entrevistados incluíram “quero ir a algum lugar com muita natureza e descanso” e “quero alugar um carro para viajar nas férias”.
Fonte: Nippon