Um empresário chinês e líder de comunidade no bairro de Flushing, na cidade de Nova Iorque, nos EUA, está enfrentando alegações de anunciar falsamente Elon Musk, o bilionário excêntrico dono do Twitter, Tesla e SpaceX, como convidado de honra na festa de lançamento de sua revista para atrair grandes multidões usando um sósia para enganar convidados.
Gary Kong, presidente da Associação do Comércio Sino-Americano, uma corporação sem fins lucrativos em Flushing destinada a promover amizade entre China e EUA, realizou a celebração para marcar a publicação da primeira edição da Wall St Magazine no Hotel James em Manhattan no dia 27 de abril.
De acordo com reportagens da mídia local, mais de 120 participantes chineses começaram a se aglomerar no saguão do hotel bem antes das 19h para poder ver Musk.
Mas por volta das 21h30, um homem que parecia Musk entrou no saguão, rodeado por guarda-costas. Reportagens sugerem que o indivíduo revelou rapidamente a revista e entregou prêmios após ser cercado por alguns participantes que queriam apertar sua mão e tirar fotos.
Foi apenas quando o indivíduo saiu que algumas pessoas na multidão apontaram que sua aparência e voz não eram similares às de Musk, deixando-os enfurecidos e constrangidos, visto que eles perceberam que a celebridade era fake.
Kong disse que estava esperando que o Musk real aparecesse no evento de abril, mas afirmou que o foco era a revista e não o bilionário.
Um comunicado de imprensa para o evento com data de 23 de abril o descreveu como “festa de lançamento de capa com aparição de Elon Musk”. Kong disse que as palavras buscaram sugerir a aparição de Elon Musk na capa da revista, não na festa.
Ele acrescentou que os convites nunca garantiram um encontro com Musk, afirmando que o anúncio da chegada fake no palco era bem indicativa: “Somos entretenimento, Elon Musk está chegando”.
O público chinês “provavelmente não entendeu”, disse ele, admitindo que alguns participantes acharam que o Musk real havia chegado, causando confusão e caos no local.
Fake Elon Musk at event enrages Chinese attendees hoping to meet the real onehttps://t.co/hYoJmpykQf
— South China Morning Post (@SCMPNews) May 8, 2023
Fonte: South China Morning Post