Sabia que não é recomendado fechar a tampa do recipiente do obentô logo após colocar o arroz e outros alimentos quentes?
Isso porque as bactérias capazes de causar intoxicação alimentar se proliferam em ambientes com água, cheio de nutrientes e quentes. Assim, um obentô quentinho é um ambiente ideal para tais bactérias. A tampa deve ser fechada após o obentô se esfriar por completo e, no verão, é recomendado o uso de pacotes de gelo para acelerar o processo e manter a comida gelada.
Veja abaixo as dicas e maneiras de deixar seu obentô seguro da intoxicação alimentar recomendadas pelo Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca (MAFF).
Dicas para antes de começar o preparo
1. Lave bem as mãos
A higiene alimentar começa nas mãos. Sempre lave bem suas mãos, principalmente se manuseou alimentos frescos, como ovos, carnes e peixes, ou depois de usar o banheiro. Se tiver machucados nos dedos e na mão, use luvas plásticas para evitar contaminação.
2. Lave bem a caixa do obentô
Antes de colocar os alimentos, certifique-se que o recipiente usado está bem limpo. Ao lavá-lo, remova a junta da tampa e lave bem tudo, até as frestas, e use escovas e detergentes do tipo spray de espuma para garantir que tudo esteja limpo. Depois de lavar o recipiente, seque-o bem. Se não tiver tempo para esperar a secagem, certifique-se que não tenha gotículas de água.
3. Higienize seus materiais de cozinha
Deixe todos seus materiais de cozinha limpos e já os deixe preparados para montar o obentô. Se for utilizar embalagens de plástico ou alumínio para colocar alimentos, também lave-os bem.
Dicas ao cozinhar
É importante que os acompanhamentos estejam cozidos completamente, especialmente se usa ovos. Recomenda-se verificar a temperatura usando um termômetro de cozimento. Até mesmo presunto e kamaboko, que podem ser consumidos em temperatura ambiente, devem ser cozidos, sempre que possível.
Dicas de como armazenar os alimentos
Elimine totalmente a umidade dos alimentos, pois qualquer teor de água pode levar ao crescimento de bactérias.
Use divisórias para evitar o vazamento de água e a transferência de bactérias para outros alimentos.
Lave e seque bem os legumes e frutas crus antes de embalá-los, e é mais seguro colocá-los em recipientes separados. É recomendado usar alimentos que tenham naturalmente baixo teor de água ou caldo, como fritos ou assados.
Se o arroz e os acompanhamentos forem armazenados enquanto ainda estiverem quentes, o vapor pode ficar preso e tornar o conteúdo úmido, potencializando problemas.
O ideal é usar alimentos preparados no mesmo dia, mas se você cozinhar no dia anterior ou embalar as sobras da noite anterior, não se esqueça de reaquecê-las completamente. Embale os alimentos de forma organizada e sem espaços, para que o conteúdo não se mova ao ser transportado e esteja limpo ao ser consumido.
Antes de comer, limpe bem suas mãos. Se seu obentô tiver um gosto ou cheiro estranho, pare de comê-lo.
Com estas dicas simples você diminuirá as chances de intoxicação alimentar.
Se gostou das dicas, compartilhe com seus amigos!
Fonte: MAFF